Produção da nova Cartilha de Acolhimento da PNH está a todo vapor

18 votos

ccbb.jpeg

Na última segunda-feira (18), reuniu-se em Brasília o grupo de consultores da Política Nacional de Humanização(PNH), que atuam como Matriciais nas Diretrizes de Acolhimento e Ambiência: Elaine Lopez, Eliane Benkedorf, Olga Matoso, Carlos Gama, Ana Paula Silva, Andreia Thurler, Marilene Wagner e Jimeny Santos.

O objetivo do encontro foi produzir uma revisão da atual cartilha de Acolhimento da PNH, foram  discutidos os encaminhamentos  da produção da nova cartilha com esse tema, a ser lançada ainda em 2014.

“O encontro nos auxiliou muito a definir os principais debates políticos envolvendo o tema, os próximos passos para concretizar a escrita, definir as pesquisas e as datas para os encontros virtuais que iremos fazer com objetivo de finalizar o material,” afirmou a apoiadora da PNH, Jimeny Santos.

 

Histórico-Publicações Acolhimento

Há pouco mais de dois anos houve um movimento importante no Ministério da Saúde(MS), mais especificamente envolvendo a Secretaria de Atenção à Saúde(SAS), para a produção de um Manual  para a implantação de Acolhimento com Classificação de Risco. No entanto, esta produção encontrou algumas dificuldades, e ainda não está finalizada.

Nestes últimos 10 anos de Política Nacional de Humanização, a discussão sobre o tema do Acolhimento se intensificou significativamente, e atualmente ocorre de forma bastante diversificada em todo território nacional.

O grupo está  comprometido em reformular a escrita da cartilha de Acolhimento,  trazendo debates atuais para compor as discussões e contribuir com a construção do Acolhimento nos serviços de saúde do SUS.