2ª Semana Acadêmica de Medicina da UFT- “O SUS é a gente que faz”

11 votos

Nesta semana, de 09 à 14 de novembro, está acontecendo na Universidade Federal do Tocantins, a 2ª Semana Acadêmica de Medicina, com o tema "O SUS é a gente que faz". Esse tema foi trazido à discussão a fim de ressaltar a importância da atuação, do protagonismo dos sujeitos que compõem o SUS, no sentido de fazer valer seus direitos e cumprir seus deveres assegurados na Constituição.

Dentre a programação, tivemos o grande prazer de contar com a Drª Clara Sette, consultora do Ministério da Saúde, na conferência de abertura e em uma oficina sobre acolhimento no SUS.

Foi maravilhoso ver a roda de conversações girar! Pudemos sentir na pele a política de humanização, com o debate franco entre médica e futuros médicos, psicológos, fisioterapeutas e educadores físicos. Todos compartilhando experiências e opiniões que, ora entravam em consonância ora se opunham.

E dentre o que foi discutido, me chamou atenção particular a questão de que a gente, muitas vezes, não acha que sabe alguma coisa diferente do outro e sim, que sabe mais que o outro (fala da Drª Clara), por isso, o acolhimento e as relações de trabalho na área da saúde ficam tão complicados. Dessa maneira, se ressaltou a importância de compreender a alteridade, para tornar as práticas de saúde mais humanizadas.

Bem, isso é só uma inquietação, dentre as várias provocadas nesta semana, que eu gostaria de dividir com vocês e de falar que o Tocantins também está vestindo a camisa da humanização!

Abraços…