ESPIRITUALIDADE E SAÚDE

0 votos

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE
         Espiritualidade- “Elevado sentimento que une a criatura ao criador.” Willian James.
         O trabalho em saúde sempre esteve ligado às práticas religiosas, mesmo com a modernidade e a medicina científica, nos mostra que a religiosidade continua presente em todas camadas sociais como parte da compreensão do processo de adoecimento e cura.
         Segundo Barreto e Carmo, o Brasil passou por um processo de transição na distribuição das doenças, em que as patologias predominantes deixaram de ser as doenças infecciosas e parasitárias para serem as crônicas degenerativas.
         A espiritualidade está presente nas práticas de educação popular: Para Vasconcelos, a participação de profissionais de saúde nas experiências de educação popular, trouxe para o setor da saúde uma cultura de relação com as classes populares representando uma ruptura com a tradição autoritária e normatizadora da educação em saúde.
         A importância da religiosidade na vida da população parece se dar não por uma identificação com as hierarquias religiosas, e sim pelo papel que ela assume em nosso dia a dia. A religiosidade popular, como toda prática humana, é povoada de contradições e ambiguidades, de conformismo e resistência. A superação é um desafio a educação popular.