MEMÓRIAS DE UMA TRAJETÓRIA DE SUS: MINHAS MEMÓRIAS

12 votos

marcia_foto.jpg

O Brasil não é o País das Maravilhas e o SUS com certeza não está inserido num Mundo de Fábulas.

Aqui contarei uma história que também não é Conto de Fadas mas, contarei com a Emoção de quem se Encantou e se Encanta, com a Emoção de quem acredita e vive um SUS com Felicidade.

Ora, acreditamos em tantas coisas que nossos olhos não vêem, como Esperança, Bondade, Justiça…Não quero com essa fala, caros leitores, ludibriá-los. Serei fiel.

Acreditei num SUS mesmo antes de "apalpá-lo" e sonhei em um dia poder trabalhar no Programa de Saúde da Família. 

Naquela época eu tinha quatro anos de formada em Odontologia.

Iniciei minhas buscas por um lugar no SUS tão logo surgiram as primeiras equipes de Saúde da Família no meu Estado e foram muitas tentativas frustradas por exatos oito anos. Foi então que, por ironia do destino, fui chamada para trabalhar em outro Programa do Governo Federal: o Programa Brasil Sorridente e justo o Programa de Governo que eu desacreditei:

-Como assim? Programa do Governo Federal oferecendo tratamento de Canal, Periodontia, Prótese, Cirurgia, atendimento a pessoa com deficiência, Prótese? Utopia! (pensava eu).

Mesmo assim, saí da capital para o interior com muitas perspectivas. Perspectivas estas que não foram frustradas nem quando me vi na pequena Belém-PB, distante da família, e com tantos desafios a enfrentar.

Jamais esquecerei o espanto de alguns pacientes que se viam diante de um aparelho de radiografia odontológica pela primeira vez. Ou daqueles que lançavam olhares completamente absortos com o que viam ao redor. Outros tive que cativar e trabalhar para criar vínculos. Houve um caso de uma mãe com duas filhas especiais que na primeira consulta, já com esperanças perdidas por experiências anteriores, pronunciou com dor:

-"Doutora já estou cansada de procurar dentista para as minhas filhas.Ninguém quer atendê-las. Parece que os doutores têm medo delas".

Senti que a surpreendi quando realizei o tratamento das suas filhas e um grande laço permaneceu entre nós até a sua partida. As filhas ainda permanecem em tratamento até hoje.

O trabalho do CEO estendi para domicílios e instituições (Abrigo de Idosos).

A equipe de dentista do CEO era tão compromissada que em dois anos de CEO no município fomos apontados como o Programa que mais agradou a população local (numa pesquisa realizada pelo município) e rendeu uma homenagem na Câmara dos Vereadores .

Através da experiência no CEO surgiu um convite para o PSF que foi prontamente aceito e outros e outros convites.

Considero-me uma simples trabalhadora do SUS que é concursada no Programa de Saúde da Família,que  atende Pacientes com Necessidades Especiais em CEO, que acompanha estudantes do ERIP, que foi tutora da UNA SUS, que participa de projetos com a Universidade Federal da Paraíba e que é  Conselheira Municipal de Saúde.

Sinto-me honrada e privilegiada em participar do controle social e da história do SUS.

Sinto-me conhecedora do Sistema e arrisco  palpitar no que deve ser mudado e melhorado. Mas …Seria uma outra história…

"Se você quer um milagre, então seja o Milagre"!

marcia_2.jpg