Resumo da Cartilha Clínica Ampliada e Compartilhada

0 votos

 

      Entende-se por Clínica Ampliada a inclusão e articulação de diferentes enfoques voltados para o biomédico, o social e o psicológico significando que em determinado momento a Clínica Ampliada deverá dar enfoque mais a um desses enfoques sem excluir os demais, ou seja, dependendo da urgência na necessidade é preciso que se atue com uma predominância maior em determinada questão.
     Clínica Ampliada não significa somente a prescrição de um remédio ou exame, está voltado a situação geral em que o paciente se encontra, a partir daí é possível identificar a aceitação do mesmo a determinado problema, pois a fragilidade nos serviços de saúde, questões sociais e psicológicas podem interferir no tratamento da doença, isso significa que as práticas utilizadas continuam centralizadas na doença.
    A partir de um contexto mais abrangente na vida do paciente e da atuação multiprofissional no projeto terapêutico é que a saúde deve atuar sem foco somente na doença. Dessa forma a Clínica Ampliada engloba os seguintes eixos: A compreensão ampliada do processo saúde-doença; Construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; Ampliação do “objeto de trabalho”; A transformação dos “meios” ou instrumentos de trabalho; Suporte para os profissionais de saúde.
     Com esses eixos é possível obter melhores resultados buscando sempre atuar com práticas voltadas para inclusão como a escuta, vínculos e afetos, diálogo e informação na prática do Projeto Terapêutico Singular.