Droga, repensar!

13 votos

Encontro em Santa Maria, neste momento,  dia 13/11,  15h, em curso promovido pela FASE/RS, em discussão sobre "drogadição e a tragetória de atos infracionais", onde foi produzido o texto síntese abaixo:

 

O uso de substâncias psicoativas na adolescência origina-se na curiosidade, através do meio em que eles vivem, como forma de aceitação no grupo (muitos são intimidados a experimentar, coagidos), também como desafio e fuga. Está relacionado com a forma como se estrutura o meio social e familiar.

Como plano terapêutico para reinserção dos adolescentes na sociedade, pode-se tratar a abstinência, associando tratamento medicamentoso, acompanhamento psicológico, grupo de ajuda  mútua para os usuários e familiares, e acompanhamento por profissionais especializados. Resgatar os valores positivos da vida e ajudá-los a construir projetos novos, através da conscientização  dos mesmos e familiares para outras formas de existência.

O uso de drogas causa tristeza, ansiedade, impotência, angústia, frustração, pena, desalento etc, nos usuários, familiares e sociedade.

De uma forma geral, as drogas estimulantes são uma forma de encarar as exigências que temos que responder, na sociedade de hoje; as drogas depressoras dão prazer porque afastam as sensações desagradáveis, a insônia e a depressão; e, as drogas perturbadoras confundem o SNC, alterando-o, modificando a percepção, podendo ser alucinógenas.

Em vista disso, é fundamental considerar o problema em toda sua complexidade, vendo o adolescente como um ser biopsicossocial, investindo-se em políticas públicas de formação de redes.

 

Obs: O texto refere-se ao atendimento dos adolescentes privados de liberdade no CASE/SM, tendo sido produzido coletivamente pelo grupo em exercício de protagonismo.

 

Por: Marta Hartmann, Rosane, Haroldo, Hadylson, Marilene, Ana, Daniele, Fabiano Cramer, Inácio, Jana, Rosemara (e Júlia), Leila, Vera Romano.

 

Vídeo:  

  

 

 

Link do encontro anterior:

redehumanizasus.net/node/8338

 

Utilizados os textos postados na rede, como complementação nos debates  (obrigada aos autores!) – Links:

redehumanizasus.net/node/8547

https://redehumanizasus.net/node/5392

redehumanizasus.net/node/8484

 

Link:

portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/A%20politica.pdf

 

 

 Luciane Martins

Apoiadora Institucional da PNH