Mod VI – Relato da Cartilha Clínica Ampliada.

0 votos

Pensar em clínica ampliada é reforçar a PNH quando está se propõem a ver o sujeito de forma integral (ser biológico, ser social e ser psicológico). É ampliar as possibilidades terapêuticas e uma forma de articular os diferentes conhecimentos sem menosprezar qualquer abordagem.
       Ao fazer clínica ampliada o profissional precisa desenvolver instrumentos para seu suporte, pois ao trabalhar de forma mais próxima fica mais fácil ser afetado por situações positivas ou negativas a que estará envolvido.
       Algumas sugestões práticas auxiliam para implantação de uma clínica ampliada como: a escuta, vínculo e afetos, interferência de culpa e medo e como estes acabam atrapalhando a clínica ampliada, a importância do diálogo e da informação como ferramentas, não colocar a doença como ponto focal da vida, relação da clínica compartilhada na saúde coletiva.
       A equipe de referência é uma equipe transdisciplinar que surge para quebrar a racionalidade gerencial da gestão dos serviços de saúde, tendo está certa autonomia para interferir nos processos de trabalho. As atribuições dessas equipes estão diretamente ligadas ao tipo de serviço de saúde a que estão vinculadas, pois o campo de atuação de uma equipe de referência que atua em um hospital será diferente da atuação em uma unidade básica e para ambas é estritamente necessária uma formação de novas técnicas e um processo de aprendizado continuado.
      O projeto terapêutico singular é o plano de tratamento proveniente da articulação dos diversos profissionais seja individual ou coletivo, resultando da reunião de toda equipe e da compreensão que todas as opiniões são importantes para entender como os sujeitos devem ser cuidados.