AMBIENCIA

0 votos

Da-se o termo Ambiência ao tratamento dado ao espaço físico atribuído ao espaço social e de relações interpessoais os quais proporcionam atenção acolhedora,  resolutiva e humana. sobre os três eixos do conceito de ambiência, citamos o "espaço" como confortabilidade, subjetividade e otimização de recursos. Podemos afirmar que a cor da parede, os leitos voltados para a janela e a iluminação acabam  contribuindo para uma rápida recuperação do paciente.
Quando falamos em confortabilidade dentro da ambiência, pensamos em construção de espaços em que usuários e trabalhadores identifiquem-se com seu mundo e suas referências do cuidado e atenção á saúde. É importante que a construção do projeto para o ambiente hospitalar tenha participação dos que atuam na ponta do serviço como: enfermeiros, médicos, recepcionistas etc, por estarem em contato direto com os pacientes,  identificando necessidades relacionadas ao tipo de ambiente o qual pretendem ser tratados.
Os relatos de experiências fazem vê que, para se obter um ambiente hospitalar acolhedor é necessário que haja modificações . A otimização do espaço possibilita o trabalho da equipe multiprofissional,  favorecendo a comodidade de pacientes e acompanhantes.
A arquitetura na projeção  de espaços multifuncionais contribui para o processo, favorecendo a integridade da assistência.
Salientamos a importância de se criar/adaptar projetos e espaços harmoniosos e acolhedores, incorporando ambientes onde visitantes e acompanhantes tenham acesso fácil, sendo bem recebidos e recepcionados. Dentro da Atenção Básica, o direito ao acompanhante nos prontos socorros, SÃDT( Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico), nas enfermarias, nas salas de esperas dos Centros Cirúrgicos, nas UTI's,etc, além de ser uma conquista, garante também  espaços acolhedores em que acompanhantes possam ter momentos agradáveis.
Dentro do acolhimento pressupõe a criação de espaços de encontros entre os sujeitos.
É importante ressaltar que cada projeto deve ser adaptado de acordo com cada situação, onde cada arquiteto utiliza-se do poder da criação no âmbito da ambiência.