Projeto Rede c@ps – Compartilhamento de Informações

14 votos

 

slide1.png

     Bom, sou novo aqui na Rede e para começar a escrever não poderia falar de algo se não do Projeto Rede c@ps. O Projeto surgiu primeiramente de uma tarefa na disciplina de Divulgação da Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assim surgiu a iniciativa de um site para difundir as propostas dos Centros de Atenção Psicossocial e suas localizações. A ideia fermentou um pouco e deu origem ao Projeto Rede c@ps, um espaço virtual para compartilhamento de informações em saúde mental, entre elas: livros para download, filmes e documentários, divulgação de cursos e eventos, sorteio de materiais impressos e disponibilização de um mapa virtual com a localização dos CAPS pelo Brasil, produção que hoje já conta com quase todos os estados.

     Quanto aos livros para download, a proposta é colaborar com a criação de um repositório das várias obras sobre saúde mental que circulam pela internet, mas além das informações "técnicas" contidas nas obras, a divulgação tenciona aproximar autores, leitores, organizadores, institutos e demais serviços que realizam essas publicações. Hoje o site conta com mais de 100 livros disponíveis para download.

 

slide3.png

     E esses filmes? A ideia segue a dos materiais de leitura, muitos dos vídeos são indicações de usuários do site, alguns são episódios de programas que passaram na tv ou em programas online. Os materiais áudio visuais colaboram muito como ilustrações sobre a temática, abrangendo questões que muitas vezes os livros não comportam.

     Cursos e eventos! Tentamos dar preferência a eventos nacionais e cursos Ead, pensando que os usuários vertem de todos os estados. Infelizmente é comum tropeçarmos no regionalismo e acabarmos divulgando mais eventos do Rio Grande do Sul.

     Sorteios?! Com a colaboração de amigos e colaboradores, sempre quando um material impresso acaba por cair em nossas mãos realizamos um sorteio no site e enviamos a obra por correio. Já tivemos a experiência de sortear inscrições de eventos também.

     O mapa. Origem de tudo, o mapa esta sendo constantemente atualizado. Como todo o trabalho do projeto é voluntário, essa é mais uma das dificuldades. O mapa foi criado pela plataforma Google Engine Maps Lite, gratuita e de fácil manutenção, mas até onde nossos conhecimentos permitem, e para evitar erros de pontos desconexos, cada endereço deve ser colocado manualmente. Com grande felicidade acredito que terminaremos o mapa até o final do ano.

slide2.png

 

     Futuro? Bom, até o momento os desdobramentos do Projeto tem superado as expectativas. Por meio do Facebook divulgamos todas as atualizações. Hoje no Face temos mais de 2.900 amigos e o site conta com mais de 2.700 curtidas. Muitas pessoas entram em contato solicitando materiais impressos, o que não podemos fazer muito, outras solicitando informações gerais, que acabamos realizando pequenas consultorias dentro das nossas capacidades. Fechamos uma parceria potente com a ABRE – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia e estamos na busca por novas!

Para os interessados: www.redecaps.org

Para sugestões e críticas: fico a disposição!

Abraço a todos.