G.A.V.A., uma iniciativa de sucesso nas práticas de cuidado no SUS

15 votos

img-20140831-wa0021.jpg

     A Clínica Ampliada e o registro da memória do SUS que dá certo são duas diretrizes importantíssimas para a PNH. Sabendo disso, a Luna Mar Morais, Agente Comunitária de Saúde de Natal (RN), coloca essas diretrizes em prática a pouco mais de um ano.

     A Luna trabalha a 20 anos no SUS e criou o projeto G.A.V.A. – Grupo Apoio Vida e Alegria – na Unidade de Saúde da Família do Panatis (Distrito Norte de Natal), no qual desenvolve aulas de Tai Chi, promove festas e passeios em busca da qualidade de vida aos usuários. 

     Com o apoio de uma das integrantes do Grupo, Luna e Nathy Soares, gravaram este vídeo para registro da prática do Tai Chi que acontece no estacionamento da Unidade de Saúde, regularmente.

https://www.youtube.com/watch?v=b9GUGYXEktA&feature=youtu.be

Para melhor registrarmos esta prática de cuidado, Luna aceitou participar de uma entrevista.

Heloisa: O que é o G.A.V.A.?
Luna: É um grupo de encontro, escuta e muita alegria. Os usuários que escolheram o nome. Tem passeios, fizemos o passeio do Barco Escola e do trem do forró.
Nos passeios e festas, conto com ajuda de todos da unidade. Enfermeira, diretora, administrador, dentista e os ACS, todos participam.

Heloisa: Além do Tai Chi tem outras atividades desenvolvidas semanalmente pelo G.A.V.A.?
Luna: Não, mas as outras atividades ocorrem preferencialmente pela manhã, depende do passeio.

Heloisa: Como surgiu a ideia de dar aulas de Tai Chi na comunidade?
Luna: Eu pratico o tai há quatro anos, no complexo cultural. E vendo os benefícios em mim resolvi passar para as idosas.

Heloisa: Quais os critérios para poder participar das aulas?
Luna: A princípio era para idosos, mas os médicos mandavam pessoas em uso de ansiolíticos, que foram ficando e hoje tem todas as idades, até crianças.

Heloisa: Se alguém da comunidade se interessar ele automaticamente poderá participar?
Luna: Sim, assiste e participa, se gostar fica.

Heloisa: Qual a frequência, o tempo de duração e onde as aulas acontecem?
Luna: As aulas acontecem no salão de atividades da unidade ou no estacionamento, as terças e quintas às 7h40min. A prática dura em média 40 min.
Aproveito o horário da aula para repassar informações como vacinas, card sus, e orientações de algumas doenças. Falo também sobre como cuidar de idosos e etc.

Heloisa: Quantas pessoas participam das aulas de Tai Chi atualmente?
Luna: Em média 50 pessoas. Dois homens (um com 80 anos e outro com 64), duas meninas e o resto mulheres entre 30 e 86 anos. As meninas tem 7 anos e só vão quando não tem aula no colégio.

Heloisa: Alguém te ajuda com as aulas ou não?
Luna: Ainda não, agora que uma técnica vai me ajudar a verificar a pressão arterial. Verifico todas as quintas.

Heloisa: Quais os benefícios que a prática do Tai Chi proporciona ao usuário?
Luna: Saúde física e mental, alívio das dores, mais flexibilidade. Faço também alongamento, relaxamento, brincadeiras, dinâmicas que ajudam na autoestima.

Heloisa: Que relação você vê entre o G.A.V.A. e a PNH?
Luna: Depois que conheci um pouco da PNH, deixei de ver o usuário só como um hipertenso, diabético, gestante, vejo como pessoas que muitas vezes procuram a unidade, não para se consultar, mas muitas vezes quer ser ouvida ou fazer alguma coisa para se sentirem importantes.

Heloisa: Tem mais alguma coisa que eu deixei de te perguntar que você gostaria de acrescentar?
Luna: Sim, é totalmente grátis, não tenho ajuda de nada e de ninguém. Faço rifas e bazar com ajuda delas (alunas), para podermos fazer passeios ou comprar alguma coisa.
Tenho orientações de um educador físico.
E já escutei muitos depoimentos de melhoria, até na vida sexual de algumas. E no alivio das dores.

Heloisa: E como você se sente como profissional desenvolvendo este trabalho?
Luna: Me sinto melhor do que elas (alunas), pensei de fazer o bem a elas, mas são elas que me fazem muito bem. Adoro acordar nas terças e quintas e encontrar com elas, me abraçam e beijam. Fico muito feliz.
Como Agente Comunitária de Saúde, sinto que faço a coisa certa, promovo saúde e bem estar, sem precisar medicar ninguém.