Desafio da humanização

15 votos

O Plano Nacional de Humanização (PNH), propõe um desafio frente a realidade atual, uma mudança de comportamento, mentalidade, regras estabelecidas e o modo de em chegar e se relacionar com o outro. De forma que hoje as relações entre as pessoas estão "coisificadas", a humanização do sistema de saúde é a chave para que as pessoas possam ter um melhor atendimento.

A proposta de um desafio requer a constatação de que, a situação presente, não é a mais adequada para que o problema seja resolvido. Confirmamos todos os dias essa situação, através de noticiários de pessoas sendo atendidas nos corredores de hospitais, quando precisamos utilizar o SUS e somos mal atendidos ou mesmo quando em  uma volta em nossos bairros constatamos filas enormes, usuários sendo tratados com descaso por funcionários de saúde.
O desafio é a transformação em áreas  essenciais como: Politicas Públicas, legislação, áreas administrativas e gerencias do sistema, gestão de aspectos subjetivos no atendimento e a maneira de em chegar os usuários, não mais como um mendigos mais sim como pessoas que precisa de atenção e solução para seu sofrimento. Os funcionários da saúde também precisam de condições de trabalho, jornada adequada, capacitação constante de acolhimento, respeito, por parte dos usuários e recursos suficientes para o atendimento.
O PNH tem auxiliado a estabelecer diálogos e mesmo ações concentra naquilo que se refere a humanização do sistema. Exemplo disso são as ações realizadas pelo município de Araraquara e parceria com a Secretaria de Saúde no qual depois de debater os materiais impressos foram realizadas ações envolvendo funcionários das das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e as comunidade. São realizadas atividades de conscientização e campanhas preventivas, cafés da manhã, feiras de artesanato e chá bingo que contribuem para a humanização e um melhor relacionamento entre a comunidade e funcionários de saúde.