reconstrução

13 votos

carimbo.jpg

yesLei (12802/13) que determina a reconstrução da mama na mesma cirurgia em que for realizada a retirada por causa de câncer sancionada pela presidente Dilma Rousseff teve origem na Câmara.

A lei atual altera a lei 9797, de 1999, que já determina a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora pelo SUS, mas sem um prazo para que ela seja realizada.

A autora da proposta na Câmara, deputada Rebeca Garcia, do PP do Amazonas, alertou que em função de uma espera pela reconstrução – que pode chegar a cinco anos – muitas mulheres desenvolvem um quadro depressivo.

"O que acontece na grande maioria dos casos: a pessoa tem condição de fazer essa cirurgia no mesmo ato. O que é infinitamente favorável a essa pessoa que está passando por esse processo de doença. Como é também favorável à União que deixa de ter que fazer duas cirurgias, uma de retirada da mama e outra de implante da prótese, e passa numa única cirurgia a fazer os dois processos diminuindo os custos do governo federal."

No Distrito Federal, três hospitais realizam esse procedimento. Desde a vigência da lei, já foram realizadas 35 cirurgias de reconstrução imediata.

O coordenador de cirurgia plástica do DF, José Adorno, explicou que o número ainda é pequeno porque os hospitais ainda estão se adaptando à lei.

"Nós temos estrutura para fazer isso. Nós temos profissionais para fazer isso, só que nós temos que formar equipes e temos que ter uma estrutura mais adequada tanto de sala de cirurgia, da parte da mastologia e da cirurgia plástica para as equipes atuarem conjuntamente."

Para Marilda Rodrigues, de 68 anos, que é voluntária no Hospital de Base em Brasília e teve seu primeiro câncer de mama há 30 anos, a reconstrução é fundamental para a melhoria da autoestima de mulheres que passaram pela retirada total de uma ou das duas mamas.

"As mulheres quando entram para a cirurgia já saem com essa preocupação de serem mutiladas, acaba com a autoestima, principalmente as que fazem quimioterapia que ainda cai o cabelo. Eu acho isso fundamental."

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer apontam para o surgimento de 57 mil novos casos de câncer de mama em 2014, sendo que desse total 13 mil mulheres poderão morrer.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Karla Alessandra

Compartilhar no OrkutCompartilhar no Facebook
Imprimir03/09/2014 17h31
https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/ULTIMAS-NOTICIAS/473829-SANCIONADA-LEI-QUE-OBRIGA-A-RECONSTRUCAO-DA-MAMA-NA-MESMA-CIRURGIA-DE-REMOCAO-DO-TUMOR.html