O Direito de Dê-lirar no IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental

13 votos

Entre os dias 04 á 07 de Setembro de 2014, está acontecendo em Manaus-AM, o IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Durante este evento muitas experiências de todo o país são apresentadas e eu gostaria de destacar:

O Direito de Dê-Lirar!

congresso_abrasme_0.jpg

                               (Osni de Souza  no IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental- Manaus,2014)

Mas antes de falar sobre Manaus deixa eu explicar o que é o Direito de Dê-Lirar.

O Grupo Direito de Dê-Lirar é conduzido semanalmente desde 2010 pela Psicóloga Ivelize Pieniz Macagnan no CAPS III 24 Horas de Joinville.Um dos objetivos iniciais era fomentar o debate acerca das políticas públicas de Saúde Mental,  lendo e discutindo entre os usuários a lei 10.216/2001, entre outras legislações afins!

Recordem que em 2010, a IV Conferência Nacional de Saúde Mental- Intersetorial mobilizou um grande número de cidadãos em defesa da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Nesse cenário o Direito de Dê-Lirar esclarecia e qualificava os usuários do CAPS III de Joinville para os debates postos em pauta.

paulo_delgado_0.jpg

(IV Conferência Nacional de Saúde Mental- Intersetorial,2010)

Outra estratégia de grande sucesso no grupo é a exibição de filmes como O Bicho de Sete Cabeças e A Casa dos Mortos, que retratam de forma aproximada a desumanidade disfarçada de tratamento que era e ainda é ofertada nos Manicômios e "Comunidades Terapêuticas".

Nesses 04 anos de existência, diversos assuntos relacionados ao direito á saúde e cidadania já foram abordados pelo grupo, que muda de acordo com a entrada e saída de novos integrantes.

cintia_0.jpg

(Direito de Dê-Lirar visita o Centro de Direitos Humanos de Joinville,2012)

Hoje eu escolho compartilhar com vocês uma pequena vitória: Ivelise sempre desejou poder levar ao menos um usuário/integrante do grupo em eventos como o IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental, mas isso parecia completamente utópico por questões políticas, financeiras e logísticas… questões essas que não preciso explicitar neste ano eleitoral.

Mas algumas vezes nossos desejos se realizam e foi o que aconteceu agora:

grupo_0.jpg

(Profissionais e usuários da Saúde Mental de Joinville no IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 2014)

ivemanaus.jpg

O Direito de Dê-lirar atravessou o Brasil e desembarcou na Amazônia!