15 de setembro – Encontro na UFMG celebra luta antimanicomial

19 votos

No dia 15 de setembro, às 14 horas, o auditório Luiz Bicalho, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, no campus Pampulha da UFMG, recebe o 1º Encontro Conexão Brasil-Itália, evento que vai celebrar a mudança da política de saúde mental brasileira em direção aos direitos humanos. Aberto ao público, contará com a apresentação do resultado da pesquisa A História da política de saúde mental: Minas Gerais e conexões com a Itália, debate com convidados e participantes da pesquisa e registro de depoimentos sobre a questão da saúde mental.

“Penso neste evento como uma celebração da memória dos que chamo de ‘menestréis da insensatez’. Receberemos várias lideranças e militantes da reforma psiquiátrica, como Miriam Abouy-id, uma das principais lideranças da luta antimanicomial”, lembra Maria Stella Brandão Goulart, professora do Departamento de Psicologia da UFMG e coordenadora do Programa de Extensão à Saúde Mental (Pasme), que promove o evento.

 

00.jpg

Ernesto Venturini em palestra na Itália – Foto:Elisabetta Burla

O encontro contará também com a participação de Ernesto Venturini, que vai falar sobre sua trajetória de atuação em prol da reforma psiquiátrica brasileira. Ele atuou ativamente no processo de deinstituzionalização na Itália, além de contribuir  para a lei da reforma psiquiátrica na Itália. “Ele foi o responsável por fechar a Barbacena que existia na Itália. É um herói da reforma psiquiátrica italiana que colaborou muito conosco a partir dos anos 90. É um grande amigo da reforma psiquiátrica brasileira”, afirma Maria Stella Brandão Goulart.

Mudança de paradigma
O ano-chave para a mudança na política de saúde mental brasileira é 1979, quando ocorreram três eventos decisivos para a mudança da percepção sobre como deve ser a assistência oferecida a pessoas com sofrimento mental. Foi realizado o 3º Congresso Mineiro de Psiquiatria e lançado o filme Em nome da Razão, de Helvécio Ratton, que denunciava o cotidiano dos pacientes internados no Hospital Colônia de Barbacena. Além disso, o jornal Estado de Minas publicou naquele ano uma série de reportagens denominada Nos porões da loucura.

“De lá para cá, os direitos dos cidadãos que se encontram nessa situação se expandiram de forma radical. Antes, eles não tinham direito algum. O ‘final do corredor’ era de fato a morte”, lembra Stella Goulart. Hoje, em contrapartida, a internação em hospitais psiquiátricos só ocorre em casos extremos.

“Nesse sentido, o objetivo de realizarmos um evento como este é a memória. Porque temos de ser capazes de lembrar. Não podemos nos esquecer da violência que reinava como regra no Brasil até os anos 1980”, finaliza a professora. Informações sobre o evento, podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Programação
Compartilhamento do resultado da pesquisa: A História da Política de Saúde Mental: Minas Gerais e Conexões com a Itália
Debate com convidados e participantes da pesquisa
Registro de depoimentos orais
Confraternização
Participação especial: Ernesto Venturini
Promoção: PASME – Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental
Coordenação Geral: Maria Stella Brandão Goulart – UFMG
Local: Auditório Luiz Bicalho (entrada próxima a biblioteca da Fafich) – campus Pampulha da UFMG – Av. Antônio Carlos, 6627 – Belo Horizonte
Aberto ao público