Educar exige pesquisa,,,, Paulo Freire,,,

18 votos

Iniciando minha participação na Comunidade HumanizaSus na Formação e Pesquisa em Saúde (CHFPS), gostaria de trazer algumas reflexões e questionamentos, talvez mais questionamentos,,,

Há tempos tento me aproximar da academia como trabalhador do SUS, tentando compartilhar e dar e receber apoio. Não optei pelo caminho do mestrado, doutorado. A prática sempre me foi mais atraente.

Mas a prática pode se superar a partir do conhecimento,,,

Considero a pesquisa importantíssima, mas hoje vejo que ela fica ainda muito restrita aos “pesquisadores”. Pesquisadores não educadores.

Nesse sentido, pensando nos princípios da PNH, e numa lógica não hierarquizada, porque não vislumbrarmos uma mudança nos modelos educacionais onde o educador também é educando? Pensando ainda nessa lógica, que é a da educação permanente, onde educação e pesquisa andam juntas, não vejo mais como admissível que a pesquisa ainda fique do lado do educador, do acadêmico.

No cenário atual, trabalhadores de ponta não fazem pesquisa, logo não estariam sendo verdadeiramente formados,,,

A pesquisa precisa sair das universidades e se tornar algo “natural” entre os trabalhadores, e quem sabe, um dia, entre os usuários,,,,

Divagações,,,, Como dizia Paulo Freire, difícil mas possível,,,