Outubro rosa

14 votos

groupon-outubro-rosa.jpg

Você não sabe o que é o Movimento Outubro Rosa? Eu conto! É um movimento que dura um mês e é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Ele foi criado no ano de 1997, nos Estados Unidos, mas rapidamente se espalhou pelo mundo.

Todo mês de outubro, como demonstração de apoio da causa, várias cidades ao redor de todo o mundo iluminam seus principais monumentos, como a torre de Pisa, o Cristo Redentor, o Opera House, o Coliseu, o Arco do Triunfo e o Monumento às Bandeiras.

O principal símbolo desse movimento é o laço de fita rosa – sabem o laço de fita vermelho, usado nas campanhas contra a Aids? No caso do câncer de mama, o laço é rosa, para combinar com as meninas. Neste mês, vemos muita gente adicionando os laços em suas fotos de avatar de Twitter, Facebook, blog e qualquer outra coisa por aí.

 

Por que preocupar-se com o câncer de mama?

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou a informação de que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo e o câncer mais comum entre as mulheres. O número estimado de casos relatados de câncer de mama se aproxima dos 50 mil em 2011.

Quando esse câncer é diagnosticado cedo e tratado da forma correta, as chances de cura são bem maiores. Olho vivo, mulherada! Cuidem da sua saúde, façam seus exames periódicos, prestem muita atenção no corpo de vocês e parem já de adiar aquela consulta no médico! Isso se aplica principalmente àquelas mulheres que já tiveram casos de câncer de mama na família! (Machos, a dica vale para vocês também: pentelhem suas mães, irmãs, namoradas, esposas e etecéteras para realizarem seus exames!)

Vou contar uma coisa aqui pra vocês: neste ano, tomei um susto. Um dos meus exames de rotina veio com um resultado que preocupava a mim e minha médica. Por sorte, outros exames mostraram que tudo o que eu precisava fazer daqui pra frente era controlar minha alimentação, mas se eu não tivesse feito meus exames periódicos na data correta, poderia estar amargando uma doença muito séria daqui uns meses.

Sabe quais são as dicas dos médicos para quem tem predisposição (casos na família) ao câncer de mama?

Diga não aos agrotóxicos: se você tem a oportunidade de priorizar os alimentos orgânicos, vá com tudo!

Muito cuidado com as carnes que você come: da mesma forma que é bom evitar os agrotóxicos, também é bom comer carnes orgânicas, pois os animais crescem naturalmente, sem hormônios.
Tofu: ele faz um bem danado para a pele, porque é feito de soja, e é rico em vitaminas B e E.

Brócolis: ele tem propriedades anticancerígenas e outros nutrientes que combatem vários tipos de câncer.

10out2012-a-estatua-do-cristo-redentor-no-rio-de-janeiro-ganha-iluminacao-especial-para-marcar-o-outubro-rosa-movimento-internacional-de-combate-ao-cancer-de-mama-1349843025871.jpeg

Fonte: Dra. Glene Rodrigues | Acesse: https://www.fundacaolacorosa.com/