Associação Médica de MG vai debater melhorias no ensino da medicina e atuação do médico

10 votos

00.png
Estudantes supervisionados por médicos da Santa Casa de Poços de Caldas – Crédito: divulgação

No próximo dia  26 de setembro, de 13h às 18h, acontece na  Associação Médica de Minas Gerais (AMMG)  o I Fórum de Discussão Sobre a  Formação de Futuros Médicos. Com entrada gratuita e vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas pelo telefone (31) 3247 1608. O objetivo do evento, é apontar soluções para questões como a melhoria da assistência prestada,  a qualidade das escolas médicas, segurança dos profissionais e pacientes e o mercado de trabalho.

A palestra de abertura abordará a Visão geral da formação do médico na atualidade e o seu impacto na segurança assistencial. A proposta é de uma reflexão sobre as entidades públicas e privadas do país. Grupos de trabalho, com a coordenação de representantes das especialidades e comissões da AMMG, debaterão sobre os temas: atenção primária, urgência e emergência, ética, prontuário médico e cuidados paliativos.

Na pauta do evento a preocupação com realidades enfrentadas cotidianamente como dificuldades de acesso à medicina de qualidade além do distanciamento entre as instituições de ensino e a comunidade. Segundo a diretora de comunicação e marketing da AMMG, Maria Aparecida Braga “o médico recém-formado é levado a atuar em frentes para as quais não está devidamente preparado, determinando um risco assistencial para a comunidade e um perigo de acusações e processos éticos e judiciais para ele”.  "Aliado a isso – acrescenta –  os profissionais  acabam solicitando exames desnecessários e diagnosticando em demasia, por isso temos que resgatar o cuidado centrado no paciente”, enfatiza.

A programação completa está disponível em www.ammg.org.br