Arte Despertar propõe debate sobre a importância do cuidado com o colaborador da saúde

14 votos

O Brasil possui hoje mais de seis mil hospitais e cerca de 2,5 milhões de colaboradores da saúde.
Este cenário, aparentemente promissor, se configura em um grande desafio para os gestores do setor hospitalar devido aos elevados índices de rotatividade, absenteísmo e estresse destes profissionais, que resultam na queda da qualidade do atendimento, na insatisfação dos pacientes e na elevação dos custos dos hospitais.
Neste momento, a valorização do capital humano, o fortalecimento da formação do colaborador da saúde, a humanização das relações de trabalho e a busca da excelência no atendimento surgem como soluções plausíveis para a recuperação deste setor.
Com intuito de contribuir para este resgate, no próximo dia 24.09, a Arte Despertar coordenará no Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, o painel A importância do fortalecimento do colaborador da saúde.
Estruturado em dois blocos, o painel contará com a participação de quatro palestrantes especialistas e pesquisadores da área da saúde e com a mediação da jornalista especializada em saúde, Claudia Collucci.
Ambos os blocos abordarão o desafio acima descrito: a saúde do colaborador e a gestão hospitalar.
No primeiro, a professora doutora da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Márcia Teles de Oliveira Gouveia, apresentará sua recente pesquisa sobre estresse e jornada laboral dos trabalhadores de enfermagem. Ela acredita que o painel proposto pela Arte Despertar será uma excelente oportunidade para uma reflexão sobre o processo de cuidar, ultrapassando a dimensão biológica e contemplando a perspectiva do cuidador.
Em seguida, Dr. Fábio Nakandakare Kawamura, Diretor Médico Executivo do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, apresentará um relato sobre o impacto que existe na atividade hospitalar quando os profissionais da assistência se ausentam do trabalho: as principais causas e a redução do potencial produtivo.
O segundo bloco discutirá soluções que darão suporte ao colaborador a partir do fortalecimento de sua formação.
Para tanto, Liliana Maria Planel Lugarinho, Doutora e mestre em Saúde Pública e Coordenadora Adjunta da Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz), apresentará o projeto Comunicação de Notícias Difíceis, que teve a possibilidade de inaugurar um novo momento na humanização da gestão e da atenção nas organizações de saúde.
Para finalizar, Regina Vidigal Guarita, fundadora e presidente da Associação Arte Despertar, apresentará o Treinamento Comportamental, uma metodologia para o desenvolvimento de competências pessoais e habilidades. Estas contribuem para a qualificação no atendimento e para a melhoria do clima organizacional e das relações, que refletem na assistência ao paciente, em sua recuperação e na imagem do hospital.

Congresso Todos Juntos Contra o Câncer – www.abrale.org.br/juntoscontraocancer

Painel: A importância do fortalecimento do colaborador da saúde – 24 /09 às 14h

Associação Arte Despertar – www.artedespertar.org.br/treinamento-negocio-social
A Associação Arte Despertar é uma organização sem fins lucrativos, que trabalha desde 1997 com arte, cultura e educação como pilares de sustentação para suas ações com foco em saúde, inclusão sociocultural e difusão do conhecimento em comunidades e hospitais.