Crack

11 votos

O crack é preparado a partir da extração de uma substância alcaloide da planta Erythroxylon coca. Cerca de cinco vezes mais forte que a cocaína, sendo também relativamente mais barata e fácil que outras drogas, o crack tem sido cada vez mais usado.
Tal substância faz com que a dopamina, provoca sensações de prazer, euforia e excitação, permanece por mais tempo no organismo. Outra aspecto da dopamina é a capacidade de provocar sintomas paranoicos, quando se encontra em altas concentrações. Apesar dos efeitos paranoicos, que podem durar de horas a poucos dias e pode causar problemas irreparáveis, e dos riscos a que está sujeito; o viciado acredita que o prazer provocado pela droga consola tudo isso.
O uso da droga aumenta os riscos de se adquirir AIDS e outras DSTs e, como o sistema imunológico dos dependentes se encontra cada vez mais debilitado, as consequências são preocupantes.
Se livrar do vício não é fácil e requer, além de ajuda profissional, muita força de anseio da própria pessoa, e apoio familiar. Há pacientes que ficam internados por muitos meses, mas conseguem se livrar dessa situação.
Me posiciono em relação ao crack como autodestruição da pessoa e da família. É um grande problema em nossa sociedade. Uma solução para amenizar o uso do crack, seria falar abertamente sobre esse assunto nas escolas e em comunidades através de palestras com psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros e equipes de saúde em geral.