Santa Casa amplia metas de humanização em maternidade

12 votos

img_83991.jpgA Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, contratualizou nessa terça-feira (30), com a Secretaria Municipal de Saúde municipal, as metas a serem cumpridas dentro da Rede Cegonha.

O hospital que realiza mensalmente aproximadamente 500 partos por mês, atendendo Anápolis e mais de 60 municípios goianos, já realiza um extenso trabalho de humanização que inicia no pré-natal e se estende à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e prevê a expansão das metas.

De acordo com o coordenador de enfermagem, Júlio César Gomes, o recurso da Rede Cegonha é primordial e as especificações exigidas possibilitam a excelência na assistência humanizada materno-infantil. “Com esse programa do governo federal, nós passamos a nos enquadrar como maternidade que atende gestações de alto risco, e os procedimentos passam a receber valores diferenciados, melhorando a qualidade da assistência aos pacientes, família, bem como o atendimento nas UTIs”, destaca.

Ele aponta que como meta, a Santa Casa deve aumentar o acesso dos acompanhantes aos procedimentos; reestruturar a estrutura física para melhor acolher as parturientes e promover a estadia das mães que têm bebês internados na UTI; além de ampliar o ingresso a tempo integral dos pais na UTI.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia inovadora do Ministério da Saúde, que beneficia maternidades como a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis. Ela visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.