Programa de prevenção ao suicídio em Curitiba

14 votos

pref_0.png

"I know that feel bro"

Prefeitura de Curitiba lança Programa de Prevenção ao Suicídio.

A Secretaria Municipal da Saúde lançou nesta sexta-feira (10), Dia Mundial da Saúde Mental, o Programa de Prevenção ao Suicídio. O programa terá como foco a capacitação dos profissionais da saúde, melhoria do acolhimento dos pacientes e acompanhamento sistemático das pessoas que já cometeram alguma tentativa prévia de tirar a própria vida ou que apresentam algum transtorno mental. Também está prevista a instalação de um plantão técnico 24 horas.

As mortes por suicídio ocupam o terceiro lugar entre as mortes violentas no Brasil, ficando atrás dos homicídios e acidentes de trânsito. Em Curitiba, nos últimos 10 anos, a taxa média de suicídio tem ficado em torno de 4,6 por 100 mil habitantes, mas a estimativa é que as tentativas sejam 20 vezes mais frequentes que os casos consumados.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Mental da Secretaria, Marcelo Kimati, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e as unidades de saúde – que contam com suporte de psicólogos e psiquiatras dos Núcleos de Apoio do Saúde da Família (Nasf) – são portas de entrada para o acompanhamento dos indivíduos com este perfil. “Iniciamos hoje um amplo processo capacitação de profissionais de saúde, envolvendo mais de 500 pessoas. Estas capacitações envolvem a atenção primária, os profissionais dos Nasfs e a rede de urgência e emergência. Teremos com isso uma ampla rede de acolhimento de casos de risco e tentativa prévia de suicídios”, explica.

Plantão

A intenção da Secretaria da Saúde é ampliar as estratégias de abordagem, criando, a partir de dezembro, um plantão técnico de atendimento qualificado para acolher casos de risco de suicídio em ambiente protegido e com a presença de psiquiatra, todos os dias, incluindo fins de semana e durante a madrugada.

Outra ação será acompanhar o paciente que tentou ou apresentou intenção de suicídio durante sete, 30 e 180 dias. “Podemos garantir o cuidado apropriado a uma população epidemiologicamente mais vulnerável”, diz a psiquiatra Sabrina Stefanello, coordenadora do programa e colaboradora do “Manual de Prevenção ao Suicídio”, publicado pelo Ministério da Saúde.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio está entra as 20 maiores causas de morte no mundo. De acordo com as estatísticas, 5% das pessoas no mundo tentaram ou tentarão suicídio ao menos uma vez na vida. Além disso, o suicídio é a segunda causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos, terceira entre pessoas dos 15 aos 44 anos e tem apresentado aumento significativo entre os idosos.

Participação Social

Com a presença de usuários dos serviços de saúde mental, trabalhadores e conselho de saúde, a Secretaria Municipal da Saúde também realizou nesta sexta-feira (10), no salão nobre da Prefeitura, rodas de conversas sobre a participação social e a intersetorialidade com outros setores como Fundação Cultural, Assistência Social e Defesa Social.

“Mudamos nossa política de saúde mental, aumentando o atendimento nos Caps e tratando os pacientes sem retirá-los do convívio social e familiar”, diz o secretário municipal de saúde, Adriano Massuda.

Curitiba conta com 12 Caps, que realizaram mais de 13,4 mil atendimentos nos seis primeiros meses de 2014. Os atendimentos, tanto para os pacientes com transtorno mental como de álcool e drogas, seguem a diretriz de cuidar em liberdade e assegurando o acolhimento dos seus usuários. Desta forma, o atendimento é realizado sem privar os usuários do contato social e com a família, que frequentemente participa dos atendimentos. O resultado é uma maior adesão ao tratamento.