Resultados de um grande curso!

10 votos

Desde a última quarta-feira 15, está sendo realizada no Centro de Estudos do Hospital Regional do Oeste (HRO), a Primeira Semana de Urgência e Emergência. Mais de 80 profissionais das áreas de Medicina e Enfermagem, oriundos de diversas instituições de saúde do grande Oeste estão participando do evento.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó/UPA, Unochapecó, Udesc, UFSS, Corpo de Bombeiros e SAMU. Nesta primeira edição há participação da diretora de serviços de UTI´s Cirúrgicas e Clínicas da Unidade Clínico Cirúrgica Cardiológia Pediátrica do INCOR – Instituto do Coração em São Paulo, doutora Maria Aparecida Batistão Gonçalves, a qual é também docente titular do Programa de Diálise, Coordenação de Enfermagem – INCOR- HCFMUSP.

A programação contou na manhã do primeiro dia, com mesa redonda onde foi discutido e avaliado o Sistema Manchester de Classificação de Risco. Integrantes dos dois hospitais públicos, SAMU, Unidade de Pronto Atendimento de Chapecó, Corpo de Bombeiros, UFSS, Unochapecó e Udesc debateram e avaliaram a magnitude que representa o Sistema Manchester. Tal sistema de classificação de risco de pacientes já está implantado nos pronto socorros do HRO e Hospital da Criança. Há cerca de quatro meses a implantação do sistema ocorreu com participação da Universidade Federal Fronteira Sul. Na parte da tarde do primeiro dia foram abordados seguintes temas: atendimento a pacientes em situações de desastres e importância do serviço de imagem no pronto socorro.

Na quinta pela manhã, dia 16 a programação contemplou temas como: abordagem a pacientes politraumatizados e abordagem a pacientes neurológicos; Já no período vespertino os assuntos foram: parada cardiorespiratória em adulto e, parada cardiorespiratória em neonatologia.

Nesta sexta e sábado, dias 17 e 18 está sendo ministrado curso de eletrocardiograma. Tal curso está sendo ministrado pela doutora Maria Aparecida Batistão Gonçalves, diretora de serviços de UTI´s clínicas e cirúrgicas do INCOR – Instituto do Coração em São Paulo. A grade de programação deste curso compreende os seguintes temas: Revisão bases conceituais, eletrofisiologia, derivações eletrocardiográficas, taquiarritmias, bradiarritmias, ECG no infarto agudo do miocárdio, ECG nas situações especiais, além de prática sobre exercícios de fixação.

De acordo com a coordenadora da Educação Permanente do HRO, enfermeira Jussara dos Santos Valentini, esta é uma das inúmeras oportunidades que a instituição disponibiliza aos seus funcionários e comunidade para reciclar e aprimorar conhecimentos em diversos aspectos na área de serviços e atenção à saúde. “Buscamos em instituições de referência profissionais altamente qualificados para abordar temas e ministrar cursos técnicos que apresentem práticas do que há de mais adequado e avançado na atenção ao paciente. Nosso objetivo é manter na prática a missão enquanto referência em saúde de alta complexidade: ‘Ser uma instituição comprometida com a saúde, prestando serviços de excelência para a melhoria na qualidade de vida do cidadão’”, afirma Valentini.

A programação desta I Semana de Urgência e Emergência no Hospital Regional do Oeste faz parte do programa de Educação Permanente do Centro de Estudos da instituição. A iniciativa contempla programa de qualificação e treinamento permanente de equipes. Também esta ação tem por objetivo qualificar e aprimorar conhecimentos das equipes médica e de enfermagem, uma vez que a nova ala do HRO que está sendo construída contemplará também uma unidade de hemodinâmica, onde diversos procedimentos para tratar doenças do coração serão efetuados.

O encerramento das atividades será às 17h30min no Centro de Estudos do HRO, quando serão entregues certificados aos participantes.