Humanização alça voo em Luanda na África

14 votos

A Política Nacional de Humanização(PNH), realiza essa semana visita a Luanda na África, o objetivo é formar pontes de humanização no país que durante muito tempo sofreu com  a guerra e hoje vive um tempo de reconstrução.

lu.jpg

A PNH é representada pela coordenadora adjunta, Cathana Oliveira, que desembarcou ontem(21), entre as atividades do cronograma, foi realizada visita ao Hospital Josina Machel.  Além disso, serão feitos encontros no Ministério da Saúde do país, visita a Escola Profissional Técnicos de Saúde, palestra voltada para alunos, professores e gestores da saúde e rodas de conversa com gestores da saúde local.

Oliveira fala do que tem visto no país desde sua chegada: “A conexão da PNH com Luanda começou a alguns anos atrás com a cooperação específica em um hospital. Hoje estamos de volta para fazer crescer no mundo práticas de exercício democrático e inclusivo de trabalhadores e usuários e gestores na saúde.”

A consultora do Ministro da Saúde de Angola,  Dra. Fernanda Cardoso, fala da presença da PNH e o que espera dessa parceria. “Convidei a PNH a partir das grandes experiências que pude conhecer na visita que fiz ao Brasil em novembro passado, quando a PNH comemorava 10 anos, percebi que a Humanização por lá está em estágio avançado e quis trazer um pouco das boas práticas para a saúde daqui."

Questionada sobre os pontos fortes  da humanização no Brasil, Cardoso aponta a integração, a descentralização do trabalho junto aos usuários, trabalhadores e gestores do SUS.

A PNH permanece em Luanda até o fim da semana, e espera a colaboração e o fomento por melhorias em um país que  que possui  um mesmo desejo que o Brasil: o atendimento qualificado e humanizado na saúde pública.