Belezaterapia: promoção de saúde no contexto hospitalar

14 votos

O Belezaterapia é um projeto que teve início com a inserção da equipe de residentes multiprofissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Professo Alberto Antunes – HUPAA/UFAL no Centro de Alta Complexidade em Oncologia Úlpio Miranda – CACON, no ano de 2014.

A quimioterapia tem sido uma alternativa terapêutica de melhor combate ao câncer. Durante o tratamento alguns efeitos colaterais provocam mudanças corporais como queda de cabelo e ressecamento de pele, surgimento de manchas, inchaço, emagrecimento ou ganho de peso, crescimento de pelo em lugares incomuns (INCA, 2013). Mudanças como essas podem afetar a autoestima da pessoa com câncer. Autoestima é um termo de uso frequente na sociedade. Segundo Ferreira (2000 apud SILVA;MARINHO), “auto-estima” se refere ao sentimento, apreço, consideração e valor dado a si mesmo. Esse projeto visa à promoção de novas vias para obtenção ou recuperação de autoestima da pessoa com câncer que se submete à quimioterapia.

Objetivos do projeto:

  • Realizar ações de promoção de saúde para pessoas com câncer, possibilitando práticas de autocuidado, aderência ao tratamento, minimização do sofrimento biopsicossocial e adaptando-se a novos estilos de vida;
  • Promover uma reflexão sobre o processo de tratamento e suas perspectivas;
  • Potencializar habilidades e recursos pessoais favorecendo ao enfrentamento e convivência com o processo do adoecimento;
  • Possibilitar espaços de trocas interpessoais de autoconhecimento e aprendizagem;
  • Promover integração da tríade paciente-acompanhante-equipe.

São realizadas atividades que facilitem os processos coletivos de interação social, autoconhecimento e aprendizagem para um novo estilo de vida e atividades de sensibilização à família e/ou cuidador a fim de implicá-la(o) ao processo adaptativo às mudanças antes, durante e após o acompanhamento terapêutico.

Para tanto são desenvolvidas as seguintes oficinas:

  • Oficinas de Amarrações de Lenço- facilitação de técnicas para utilizá-lo na cabeça;
  • Oficina de Automaquiagem; 
  • Sucoterapia- facilitação de como preparar sucos saudáveis e terapêuticos aliados no tratamento do câncer.

O projeto visa realizar suas atividades uma vez por mês no CACON. Para realização das atividades contamos com o apoio de várias empresas, profissionais, usuários e cidadãos em geral que contribuíram doando materiais como: lenços, maquiagens, produtos de limpeza facial etc. Estamos no segundo mês em que as ações foram realizadas e já tivemos a oportunidade de ouvir diversos relatos de pacientes afirmando a contribuição das atividades no processo de tratamento.

 

Referências:
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALECAR GOMES DA SILVA. Autoestima é fundamental. Rev. Rede Câncer, n.21, abril de 2013. Disponível em:< https://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/rede_cancer_21.pdf>. Acesso em: 11 de junho de 2014.

SILVA, Antônio Isidro da; MARINHO, Geison Isidro. Auto-estima e relações afetivas. Universitas Ciências da Saúde, vol.01 n.02, pp.229-237  https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/cienciasaude/article/viewFile/507/328 >. Acesso em: 11 de junho de 2014

Parte do texto extraído do projeto construído pelos residentes e profissionais do CACON:

Alessandra Cansanção – Psicóloga

Aline Fernanda Rodrigues Von Gal – Nutricionista

Antonísia Ribeiro Silva – Psicóloga

Camila Vasconcelos Carnaúba Lima – Psicóloga

Fabíola Brandão da Silva – Psicóloga

Jessica Melissa Santos Fontes – Nutricionista

Júlia Lima Leite – Enfermeira

Lais Nanci Pereira Navarro – Nutricionista

Mairla dos Santos Rodrigues Moura – Farmacêutica

Márcia Valéria da Silva Cavalvante – Assistente Social

Naélia Monique Moreira Brito Silva – Farmacêutica

Rosane Izidório dos Santos Souza – Assistente Social

Thayse dos Santos Fonseca Pinheiro – Assistente Social

Vanessa Coqueiro – Enfermeira

Facebook do projeto: https://www.facebook.com/pages/Belezaterapia/1459891380941082?fref=ts

equipe.jpg

oficinas.jpg

fotos_para_entregar.jpg

evento_ufal.jpg