Oficina de Mídia Tática da PNH em São Paulo oferta comunicação colaborativa

20 votos

formacao_tvt.jpg

Realizada nessa quarta-feira (23), a Oficina de Mídia Tática da Política Nacional de Humanização (PNH), em parceria com a Tv dos Trabalhadores (TVT), teve a participação de um novo grupo de apoiadores da PNH, o encontro é coordenado por pesquisadores do Laboratório de Inteligência Coletiva da USP e profissionais da Tv dos Trabalhadores (TVT) e acontece em São Bernardo do Campo, em São Paulo-SP.

tvt_oficial.jpg

 

Essa é a terceira formação realizada em 2014, a intenção é ampliar a sensibilidade dos apoiadores no que se refere à comunicação da PNH, possibilitando assim, maior poder de documentação, visibilidade e divulgação dos projetos e das experiências do SUS nos territórios.

A coordenadora da PNH na região Centro-Oste,  Maria Elizabeth Mori, fala da importância da parceria com a TVT: "Fomos sensibilizados para o uso das ferramentas acessíveis de comunicação, tais como o celular e o IPAD, em nosso processo de trabalho. Somos chamados a atuar como multiplicadores para induzir  e capacitar os demais apoiadores a divulgar experiências no SUS. Vivemos uma disputa de modelos de gestão e atenção e precisamos nos ocupar com a produção de  sentidos para todos os interessados na efetivação da saúde pública."

form2.jpg

Além da realização de uma visita guiada a TVT, os apoiadores da PNH são convidados a produzir a captação, edição e avaliação de vídeos que interajam com o ambiente e as pessoas, de modo a contribuir com a construção de discussões sobre a humanização do SUS.

"Foi muito bom ver o fruto de nosso trabalho neste projeto, ver os consultores reconhecendo a importância da comunicação na PNH. Ver o trabalho que é feito por trás de um produto de mídia e como é simples aplicar esses processos em nosso trabalho utilizando o celular e aplicativos fáceis de edição," afirma entusiasmada a apoiadora da PNH, Patrícia de Souza Campos.

Os participantes puderam ainda, acompanhar a gravação do Programa de TV da PNH, o EspaSUS é transmitido ao vivo dos estúdios da TVT.

“A oficina foi bem interessante. Experimentamos ferramentas de comunicação de forma dinâmica, qualificando assim, nossas práticas enquanto consultores para potencializar o trabalhos nos territórios,” afirmou a coordenadora da PNH na região Sul, Carine Nied. 

form3.jpg

Esta iniciativa é parte das novas estratégias de comunicação da Política Nacional de Humanização, que ao longo de 2014 investe em 12 programas de tv, 52 programas de rádio e produção de 96 pautas sobre humanização, para distribuição na imprensa.

Em novembro será feito o quarto e último encontro, formando assim todo o quadro de apoiadores da PNH no País.