Gestão da Qualidade – Sala de Situação Estratégica do Município de Natal /RN

14 votos

Há diferentes definições para o significado de qualidade dos serviços de saúde, porém todas relacionadas à satisfação das necessidades da assistência a saúde da população receptora dos serviços. A análise da literatura sobre a avaliação de serviços de saúde demonstra que sempre existiram mecanismos de avaliação da qualidade da prática médica e dos serviços de saúde, caracterizados pela formação tanto da opinião pública quanto dos conselhos corporativos. Estes mecanismos são tão antigos quanto esses serviços.
O PMAQ é um programa de avaliação que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável a nível nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde. A ficha de qualificação do PMAQ é distribuída por sete áreas, dentre ela temos vários indicadores dos quais elencamos alguns juntamente com o departamento de atenção básica para apresentar na Sala de Situação do Município do Natal no Bloco da Avaliação de Qualidade.
A Sala de Situação em Saúde é uma ferramenta de grande relevância na Atenção Básica por se tratar de informações vivas no contexto das áreas adscritas e adstritas do Município.

Temos como objetivo geral : Acompanhar, monitorar e avaliar a qualidade de saúde da Atenção Básica no Município de Natal.

O bloco será composto pelos indicadores de saúde avaliados pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica –PMAQ dividido em 07 áreas e cada área com os indicares relevantes elencados pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e os dados com a percentagem de Núcleos de Saúde Coletiva, Colegiado Gestor e Conselho Local adquiridos através dos relatórios Quadrimestrais enviado pelos distritos à SMS-Natal.

sala_de_situacao_1.jpg