“Vidas Roubadas”

11 votos

Compartilho o vídeo da Daniela Arbex

 

Daniela Arbex é jornalista do Jornal Tribuna de Minas, autora  do livro -Reportagem Holocausto Brasileiro, lançado no Brasil, em 2013. O livro revela uma das tragédias brasileiras mais indignantes: a morte de 60 mil pessoas dentro do maior hospício do país, o Hospital Colônia de Barbacena (MG)

Atualmente, a jornalista realiza uma série de reportagens  intituladas "Vidas Roubadas", que contam a história de pacientes que deixaram o isolamento dos hospitais psiquiátricos para começar uma nova vida nas residências terapêuticas.

A proposta do trabalho é discutir o processo de desinstitucionalização na cidade e os desafios da construção de um novo modelo de atendimento – o tratamento em liberdade, para centenas de pessoas excluídas do convívio social por décadas.

O tratamento desumano que era dado aos loucos nos hospícios brasileiros é uma face da história da saúde mental que muito nos envergonha, e não deve ser esquecido.  A discussão desta temática tem sido recorrente aqui na Rede, e vale a pena resgatar alguns posts publicados sobre o assunto: