O Deus Automobilístico

20 votos

carro_deus.jpg

 

É muito comum no trânsito vermos carros com adesivos agradecendo a Deus o veículo que se dirige tais como: “Propriedade de Deus”; “É meu porque Deus me Deu”; “Muito obrigado meu Deus pelo meu Carro”; Consegui esse Carro com a força de Deus, etc etc.

Eu tenho certa dificuldade de imaginar Deus atendendo a esse tipo de pedido. Corrói minha alma tentar entender porque Deus daria um automóvel para determinado ser humano e parece não intervir no atropelamento que matou uma família inteira.

Num mundo dominado pelo sentido do “ter” e não do “ser”, parece fazer sentido que as pessoas queiram construir sua identidade a partir daquilo que conquistam como propriedade. Sentem-se mais poderosas e especiais se pensarem num Deus que proveu o carro, sem esquecer o combustível, claro!

Teria Deus ações da Fiat ou da Volks? Estaria diretamente relacionado a produção extensiva de auto peças e acessórios automobilísticos? Protegeria a saúde financeira de milhares de funileiros que reconstituem o que a imperícia raspou aqui e amassou ali? Estaria protegendo os donos de fábricas chinesas de máscaras protetoras contra os gazes tóxicos que escapam dos motores dos automóveis? Intercederia pelos donos de empreiteiras que constroem estradas de péssima qualidade?

Enfim, solidarizo-me com o motorista que colocou o adesivo mostrado na foto com um questionamento justíssimo. Deus, tende piedade de nós. Se For verdade que o senhor dá carro àqueles que o temem e amam, pare de entupir nossas ruas com carros e inspire nossos governantes a investirem mais em transporte urbano como metrô e ônibus, com algum conforto, afinal, suas ovelhas não são sardinhas em lata.

Talvez chegue o dia em que veremos trens e ônibus com o seguinte adesivo: “Dado por Deus a toda Sociedade”. Para alcançarmos esse dia, teremos que contar com a colaboração daqueles que acham que Deus lhes deu o automóvel. Caso esse estado de coisas não mude, talvez descubramos que o real castigo pela transgressão de Adão não é a morte e sim padecer indefinidamente presos a imensos congestionamentos no carro que Deus nos deu!