Profissionais de saúde da CAP 2.1 participam da 19° Parada do Orgulho LGBT

12 votos

15816_10152875447772490_2028279371862453234_n.jpg

 

dscn1417.jpg

dscn1350.jpg

 

A orla de Copacabana, na zona sul do Rio, começou a tarde deste domingo mais animada e colorida. Cerca de 400 mil pessoas participaram da 19ª Parada do Orgulho LGBT Rio, cuja concentração começou às 13h, com um verdadeiro desfile de fantasias, plumas e brilho.

Profissionais de várias Clinicas da Família  da CAP 2.1 estiveram presentes participando de atividades educativas, além de distribuição de camisinhas femininas e masculinas, gel lubrificante e material de promoção à saúde.

De acordo com o enfermeiro Sebastian Freire, a distribuição começou às 9h, muito antes do horário previsto para o início do evento que está marcado para às 15h. Até às 13h30, a Secretaria Municipal de Saúde não sabia informar ao certo quantos preservativos já haviam sido distribuídos.

O movimento Rio Sem Homofobia lançou a campanha #DESAFIODOLAÇOVERMELHO, em que as pessoas são desafiadas a tirar uma foto com objeto símbolo do combate a Aids e postar nas redes sociais.

No microfone, ativistas pediram mais ação da presidente da República, Dilma Rousseff, e do Congresso Nacional em defesa da causa. "Dilma, mande para o Congresso Nacional a mensagem para tornar crime a homofobia", pediu um dos ativistas. Performista há 12 anos, Letícia Rocco, levou uma hora e meia para se preparar para a festa, um figurino dourado que incluiu muito brilho, pedras e maquiagem. Com tanta dedicação, ela lamentou que a parada venha sendo encarada muito mais na brincadeira. "É muito mais do que uma festa, mas todo mundo vem se divertir, virou Carnaval", disse. Mesmo assim, ela destacou que muitos heterossexuais participam do evento, o que já é um passo para vencer o preconceito.

O americano John Yrazabal, de 45 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para trabalhar como analista de tecnologia desde a Copa do Mundo até as Olimpíadas. Acompanhado de Walter, seu companheiro há 11 anos, ele se mostrava animado com a hospitalidade brasileira e sobretudo com o evento. "Em vários aspectos é muito menor (do que a Parada Gay nos Estados Unidos), mas ao mesmo tempo é maravilhoso ver isso se espalhando ao redor do mundo", afirmou.

A Parada do Orgulho LGBT Rio, organizada pela ONG Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT, tem como lema "Somos Milhões de Vozes". Onze trios elétricos formavam uma fila entre os postos 5 e 6 da Praia de Copacabana. Um dos carros teve como convidada a atriz Letícia Spiller. Acompanhada do elenco do filme "O Casamento de Gorete", Letícia trouxe à parada sua personagem, a drag queen Rochanna, para encenar uma cerimônia de casamento. O ato foi em defesa da aprovação de uma lei que permita o casamento homossexual no País. Além da atriz, a bateria da escola de samba Mangueira foi escalada para encerrar a festa.