Projeto “Eu sou o Cara” da Residência Multiprofissional em Saúde da Família UESPI: Novembro Azul

11 votos

10406689_606316219497737_7189465504762297953_n.jpgPor meio do processo de territorialização realizado por residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade UESPI (RMSFC) e em consonância com as equipes de estratégia saúde da Família (ESF) da UBS Dr. Segio Luiz Chantal Nunes, bairro Três Andares, zona sul de Teresina (PI), verificou-se que uma das demandas de maior necessidade girava em torno da saúde do homem. Segundo as equipes, o tema envolvendo a saúde do homem sofre uma carência de longo prazo no território, devido à falta de parceiros, além das muitas dificuldades de inserção de ações específicas voltadas para esse público, bem como no próprio engajamento da comunidade na busca de atenção integral a saúde.

O projeto "Eu sou o Cara" elaborado pela RMSFC tem como objetivo promover a saúde física, mental, social da população masculina com atividades multiprofissionais e informações de educação em saúde permitindo a conscientização e o empoderamento em relação aos seus cuidados em saúde.

No dia 27 de Novembro de 2014 houve um encontro do Projeto de Saúde do Homem “Eu Sou o Cara” em comemoração ao novembro azul. A ação aconteceu no Parque Rodoviário em ponto estratégico para o público-alvo (próximo a bares e pontos de táxi e mototáxi) e teve início as 8:30 da manhã. A ação aconteceu com a presença dos residentes e Agentes Comunitários de Saúde da equipe de saúde 055. As ações concentravam-se em aferições de pressão arterial (PA), verificação do IMC e medição da glicemia capilar. Ao mesmo tempo em que eram realizadas ações de educação em saúde com informações a respeito de práticas de auto-cuidado, como a adoção de estilos de vida saudável, atrelada a alimentação saudável, prática regular de exercício físico, redução do estresse, prevenção de DST's e uso abusivo de álcool e drogas, dentre outros.

A ação pode proporcionar um momento de troca de informações, conversa qualificada e esclarecimento de dúvidas a respeito da saúde. A execução de momentos como esses, favorecem o diálogo e o fazer saúde de forma dinâmica e pró-ativa, levando em conta também as necessidades em saúde da população-objeto.gfhfg.jpghjg.jpg