O SUS que dá certo vai virar documentário

19 votos

Realizada ontem pela Política Nacional de Humanização(PNH), no Ministério da Saúde (MS), em Brasília(DF), a oficina de vídeo :”Somos parte do SUS que dá certo”, reuniu a equipe de diretores responsável pela gravação que se dará entre janeiro e abril de 2015 nas cinco regiões do país.

img_5277_0.jpg

Entre eles: Alice Riff, Thiago Carvalhaes, Fábio Bardella, Celina Lerner, Diogo Martins e Quelany Vicente.

E ainda, o responsável pela trilha sonora, Ciro Lubliner, o diretor geral, Marcos Botelho, a responsável pela produção geral, Jimeny Santos, a coordenadora adjunta da PNH, Cathana Freitas, a assessora da PNH, responsável pela supervisão geral, Sheila Souza e os apoiadores técnicos da PNH, Anselmo Clemente, Raquel Ritter, Etiane Araldi, Gabriel Mesquita e Geórgia Silva.

img_5281.jpg

O objetivo da oficina foi discutir a experiências e compor os grupos que irão para cada uma das regiões. Pela manhã o grupo aproveitou para se conhecer mais, e aprofundar o entendimento sobre o que é a política com a ajuda dos apoiadores da PNH.

A tarde houve a divisão em pequenos grupos e foi feito um rascunho  das gravações que acontecerão nos territórios, a parir do registro das direrizes da PNH que aparecem nos vídeos do concurso que deu vida ao projeto, em seguida foi feita  uma roda final de avaliações.

.img_5280_0.jpg

 

Para a coordenadora adjunta da PNH, Cathana Freitas o projeto é muito importante, uma oportunidade em reunir os vários atores da saúde. “A Humanização deve abranger trabalhadores, gestores e usuários do SUS. O cuidado deve ser para todos," pontuou.

img_5278_0.jpg

A equipe saiu do encontro motivada. O projeto tem sido a "menina dos olhos" para a PNH, e, agora ganha novos olhares para contar para o Brasil o SUS que dá certo.

“Nosso desafio é alinhar o olhar sobre essas experiências com sutileza e enxergar além da pintura dos lugares.”  concluiu o diretor, Diogo Martins.

img_5284.jpg

Entenda o concurso:

Em 2013, o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização realizou  o Concurso Cultural “Somos Parte do SUS que dá certo”, para mapear e valorizar experiências de humanização da atenção e gestão no SUS e divulgar o SUS que dá certo  a partir da mobilização de gestores, trabalhadores e usuários do SUS.

Foram recebidas 284 inscrições, o autor principal das 30 experiências finalistas  participou do Seminário 10 anos da PNH, quando houve a divulgação das dez experiências selecionadas,  no dia 28 de novembro de 2013 em Brasília-DF. 

Dentre os 10 selecionados pela Comissão Julgadora, foram convidados pela PNH para ilustrar o documentário ”Somos parte do Sus que dá certo”.

Clique aqui para conhecer as 10 experiências que vão fazer compor o documentário.

 

Texto: Sheila Souza
Fotos: Marcos Botelho

*Equipe de Comunicação e Jornalismo da Política Nacional de Humanização (PNH/MS)