FÓRUM PERINATAL DO DISTRITO FEDERAL

17 votos

 

foto_23.jpg

No dia 02/12/14 foi realizada a 3ª reunião do  Fórum Perinatal do DF, no auditório da Promotoria da infância e juventude do DF. O Fórum foi constituído em Outubro de 2014 e está em fase de organização, composição e definição de prioridades. Participaram desta reunião representantes das áreas da SES ( ginecologia, neonatologia e Pediatria, representantes dos movimentos sociais, ABEN, grupos condutor da Rede Cegonha, Conselho Tutelar, Apoiadores do Ministério da Saúde, Profissionais de saúde do DF, Promotora da infância e juventude do DF, Representantes da Unb etc.

A Promotora de Justiça da Infância e da Juventude – Dra Leslie Marques de Carvalho abordou sobre os direitos garantidos pela constituição e ECA e a importância desta articulação com a Rede Cegonha no enfrentamento dos problemas. Destaca preocupações com a situação de vulnerabilidade das mulheres usuárias de drogas e que apresentam  transtornos mentais no período pós-parto, fatores determinantes do abandono da criança e entrega para adoção. Afirma também que a saúde deve ser interligada e não separada de outros direitos.

Também foi discutido a importância em fortalecer ações conjuntas na construção do vínculo mãe e bebê!! Dra Marta Vieira – Coordenadora da Neonatologia da SES/DF coloca que ainda existem práticas nas maternidades que separam por longo tempo o bebê das mães usuárias de drogas. “É uma situação de quebra do vínculo e que minimizamos muitas vezes” afirma Dra Marta.

O grupo discutiu sobre a necessidade de realizar um levantamento de dados dos fluxos de chegada e atendimentos às gestantes em situação de drogadição nas regionais de saúde do DF. Ficou pactuado que será realizado convite à Diretoria de Saúde Mental da SES/DF – DISAM para auxiliar na compreensão deste cenário.

Foi definido um grupo de trabalho que irá mobilizar rodas de conversa em algumas regionais de saúde, envolvendo os profissionais do hospital e atenção primária, com inclusão das Doulas formadas no DF, visando compreender as realidades locais.

A próxima reunião acontecerá no dia 02/02/15 – na ABEN nacional.