HU recebe título de Centro de Apoio para as Boas Práticas Obstétricas e Neonatais da Rede Cegonha

15 votos

As maternidades escolhidas como centro terão a finalidade de apoiar as maternidades da Rede Cegonha no território nacional.

phpthumb_generated_thumbnail_2.jpeg

O Hospital Universitário da UFMA mais uma vez colhe os frutos de um trabalho feito com esmero. Na última semana, foi contemplado com o título de Centro de Apoio para as Boas Práticas Obstétricas e Neonatais da Rede Cegonha, por meio da Unidade Materno Infantil. Recebeu a placa das mãos da Coordenadora Geral de Atenção à Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Ester Vilela. A placa, na verdade, é um símbolo de compromisso firmado entre as partes. Ela representa os principais compromissos para 2015, vencendo assim mais uma etapa no processo de qualificação como centro de apoio.

Essa vitória aconteceu durante uma oficina realizada em Brasília com as demais maternidades que também eram candidatas a centro de apoio. Na ocasião, cada uma delas fez uma auto- avaliação de seus avanços e desafios enfrentados durante todo esse período de capacitação e readequação de processos, a fim de alcançar o que era necessário para essa certificação e poder então estar aptas a contribuir com a qualificação de outros centros em todo território brasileiro.

Além do HUUFMA, foram certificadas também, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth-RR, Hospital Risoleta Tolentino Neves- MG, Maternidade Balbina Mestrinho- AM , Maternidade Escola Assis Chateaubriand- CE e Maternidade Dona Regina- TO. 

Representando o HUUFMA e o Maranhão, estavam a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Vânia Cantanhêde, a chefe da Unidade Materno Infantil, Marília da Glória, as enfermeiras da Divisão de Gestão de Cuidado, Rita Carreiro Neiva (apoiadora interna) e Elisete Quinellato, a líder da enfermagem do Centro Obstétrico, Nilza Bezerra Pinheiro, a consultora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e Coordenadora do Projeto de Fortalecimento do Método Canguru no Brasil, Zeni Carvalho Lamy e as apoiadoras da Rede Cegonha no MA, Graça Lima e Benta Lopes.

A Unidade Materno Infantil estava entre as maternidades candidatas a “Centro de Apoio ao Desenvolvimento de Boas Práticas de Atenção Obstétrica e Neonatal”, projeto de iniciativa do Ministério da Saúde. As maternidades escolhidas como centro terão a finalidade de apoiar as maternidades da Rede Cegonha no território nacional. Para isso, profissionais receberam treinamento durante um ano, desde julho de 2013 até julho deste ano, pois o objetivo do projeto foi envolver os profissionais de saúde que atuam diretamente na assistência ao binômio mãe-bebê sobre a necessidade de utilizar as boas práticas como medidas prioritárias para melhorar a qualidade da assistência.

phpthumb_generated_thumbnail_1.jpeg
Nesse sentido, o hospital trabalha com o compromisso de pautar e desenvolver suas ações institucionais e assistenciais de forma humanizada, contribuindo para a garantia do acesso, acolhimento e resolutividade, fomentando um novo modelo de Atenção à Saúde da Mulher e à Saúde da Criança, sobretudo, na atenção ao parto e ao nascimento.
Cada uma das seis maternidades foram matriciadas por profissionais do Hospital Sofia Feldman, parceiro do Ministério da Saúde na qualificação das maternidades.

O Ministério da Saúde no ano de 2015 irá abrir seleção para novas maternidades que desejarem compor o rol dos centros de apoios no país, objetivando ter no mínimo um centro em cada estado. As seis maternidades que já estão no processo mais avançado irão apoiar as novas maternidades no processo de qualificação das maternidades selecionadas.

Fonte: ASCOM/HUUFMA