Signos, Máquinas e Subjetividades…

14 votos

10857973_4896561307420_5253173536912410232_n.jpg

"Quais as condições para uma ruptura política e existencial num tempo em que a produção de subjetividade constitui a mais fundamental das preocupações capitalistas? Quais são os instrumentos específicos para a produção de subjetividade de maneira que sua produção industrial e em série por parte do Estado e da empresa possa ser frustrada? Que modelo e que modalidades de organização devem ser construídos para um processo de subjetivação que una o micro e o macropolítico?"

"Para Foucault, o "cuidado de si" como ponto de partida de nossas vidas não significa perseguir o esplendor ideal de uma "vida bela", mas, sim, investigar a sobreposição de uma "estética da existência" com uma política que lhe corresponda."

"Tampouco o paradigma estético de Guattari convoca a uma estetização do social e do político, mas reinvindica a produção de subjetividade como prática e preocupação central de um novo modo de ação e organização política."

Maurizio Lazzarato

 

Certos livros funcionam como um norte, não o norte longínquo e inatingível das utopias, mas o norte concreto e imanente da construção de outros modos de vida aqui e agora. Vida que segue!