MOSTRA DE HUMANIZAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

7 votos

A Mostra de Humanização foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no dia 03 de dezembro de 2014, e reuniu apoiadores de diversos serviços de saúde, entre estabelecimentos públicos, filantrópicos e conveniados à rede de atendimento do Estado, além de instâncias do controle social.

Na ocasião, o secretário Tadeu Marino deu ênfase à face relacional da humanização e ressaltou a importância da empatia nos serviços de saúde. “A base da humanização é o profissional saber se colocar no lugar do outro”, disse.

O subsecretário de Gestão Hospitalar, Fábio Benezath, disse que a Mostra de Humanização foi importante para ressaltar as boas práticas de saúde. Ele enfatizou que a saúde é um desafio contínuo e só quem milita no segmento sabe da dificuldade de avançar.

Foto: ASSCOM/SESA

img_0208.jpg

Foto: Eliane Moreira

mostra_humanizacao_-_16.jpg

Objetivo

O objetivo da Mostra de Humanização foi promover a troca de experiências entre trabalhadores de saúde, gestores e usuários dos serviços, e dar maior visibilidade às iniciativas que promovem a humanização do atendimento em saúde.

O evento foi fruto do trabalho desenvolvido pelas Câmaras Técnicas de Humanização (CTHs), que se reúnem mensalmente para discutir os dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH), trocar conhecimento e pensar formas de colocar em prática as recomendações da PNH.

Foto: Eliane Moreira

mostra_humanizacao_-_32.jpg

Trabalho apresentado na Mostra pelo Grupo Condutor de Humanização da SESA.

Mostra Viva

Foto: ASSCOM/SESA

img_0243.jpg

Foto: Eliane Moreira

mostra_humanizacao_-_6.jpg

O coral Cantando a Cidade, composto por trabalhadores e pacientes de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Cidade – que funciona no CRE Metropolitano, em Cariacica –, participou do evento como “mostra viva”, e brindou o público com uma apresentação de música popular brasileira e temas natalinos.

A Mostra atendeu às expectativas no que se refere à participação qualitativa e quantitativa. Foi um espaço democrático de exposição das ações de Humanização mesclado a momentos culturais, sendo um marco no encerramento dos trabalhos no ano de 2014.

Grupo Condutor:

Coordenadora Estadual – Kátia Oliveira Pereira Bastos

Membros:

Douglas Gonçalves Jacob

Emília Carreiro Ribeiro

Júlio César de Moraes

Ruskaia Heringer Rosário Poyares

Vera Peruch

 

Fonte: www.saude.es.gov.br