Vídeo institucional sobre REDUÇÃO DE DANOS.

10 votos

 

 

Vídeo institucional da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, produzido pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, em parceria com a Secretaria de Ensino à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre a redução de danos para o uso de bebidas alcoólicas por meio de ingestão de água.
A Redução de Danos é uma política pública do Ministério da Saúde que preconiza ações e estratégias que buscam minimizar as consequências adversas do consumo de drogas do ponto de vista da saúde e seus aspectos sociais e econômicos.
Segundo Gallassi et al, em artigo da Revista de Psiquiatria Clínica, frequentes episódios trágicos são associados ao uso do álcool. Ele é responsável por 30% a 50% dos acidentes graves e fatais de trânsito em diversos países. Seu consumo tem sido associado à perpetração de 50% de todos os homicídios, mais de 30% dos suicídios e tentativas de suicídio e a uma ampla gama de comportamentos violentos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Relatório sobre a Saúde no Mundo, das 20 doenças na faixa etária de 15 a 44 anos que acarretam anos vividos com alguma incapacidade, os transtornos relacionados ao abuso de álcool assumem o segundo lugar com 5,5%.
No Brasil, aproximadamente 12,3% da população pode ser considerada dependente de álcool de acordo com os critérios da CID-10 e do DSM-IV, sendo a prevalência de 17,1% entre a população masculina e 5,7% na população feminina (CARLINI et al., 2005). A dependência alcoólica assume uma alta prevalência quando comparada com muitas outras doenças e atualmente representa, em termos nacionais, um dos maiores problemas de saúde pública.
Dentro desse contexto e observando a preocupante prevalência da dependência do álcool na população masculina, entendemos a importância deste tema para a Saúde do Homem. Sendo assim, a Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do RN propõe uma ação exequível de divulgação a abordagem da problemática do uso de álcool na sociedade na perspectiva da Política de Redução de Danos.
É uma política pública oriunda de uma estratégia que, no caso do uso de drogas, busca lidar com a problemática considerando sua difícil interrupção. Portanto, se a abstinência não se configura como uma meta provável de ser alcançada, a redução de danos busca ao menos minimizar as consequências adversas do consumo de drogas do ponto de vista da saúde e seus aspectos sociais e econômicos. Então, como existe uma série de estratégias dessa natureza que diz respeito especificamente ao uso do uso do álcool, foi escolhido trabalhar a divulgação de ações dentro da Política de Redução de Danos voltada para essa substância na população masculina.