Uma Experiência Muito Pessoal Com a Morte

14 votos

17_04_flor_de_la3tus_cracdito_culturamix.png

Amigos e amigas! esse ano de 2014 foi muito impactante.Pela primiera vez na vida tive que lidar de maneira mais direta e concreta com o problema da morte pessoal…da minha morte, individual e intransferível.

Em abril fui a emergência de um hospital com fortes dores abdominais. Na tomografia foi diagnosticada uma diverticulite. Junto com ela uma suspeita de câncer de cólon que se confirmou com a biópsia.

Fui submetido a cirurgia para uma colostomia provisória junto com retirada do tumor que para minha felicidade não apresentava metástases. Vamos dizer que tive aulas práticas de tanatologia e que hoje serei um professor melhor em sala de aula.

Nos últimos meses passei por sessões de quimioterapia. Hoje, no final do ano praticamente, estou completando a 12a sessão de 12. Enfim, espero que o cãncer de cólon tenha ficado em 2014 e que em 2015, mais cheio de vida porque encarei a morte, possa retornar com muito mais vigor e alegria.

De público agradeço a todos pelos gestos de carinho, pelas orações e pelos apoios que tive. Um dos sentidos da vida com certeza se constroi a partir dos gestos de solidariedade. Assim, por favor, desmitam os ruidos: NÃO ESTOU BIOMEDICAMENTE MORRENDO (Haja visto que no plano filosófico estamos morrendo desde o nascimento) e NÃO ESTOU ME APOSENTANDO POR INVALIDEZ.

Ter câncer não é uma sentença de morte. As vezes podemos inadivertidamente "matar" alguém antes da hora a partir de gestos e ações que increvem-se nas faces, seja pela piedade exagerada, seja pela indiferença cultivada pelo medo.

É preciso viver eternamente enquanto a vida com dignidade permanece, com alegria, contentamento e fraternidade. FELIZ 2015 e CARPE DIEM!