VI Encontro estadual da ANEPS – RN

13 votos

Aconteceu nos dias dois e três de dezembro no centro de treinamento de Ponta Negra, o encontro estadual de educação popular promovido pela ANEPS – RN
Durante os dois dias, educadores populares dos diversos municípios do Estado desfrutaram da bela vista do mar de Ponta Negra, de encontros com a arte e a cultura, e, ainda, de rodas de conversa que proporcionaram a todos a oportunidade de compartilharem suas experiências: parteiras, benzedeiras, rezadeiras, trabalhadores do SUS, donos de casas de terreiros, membros de pastorais e comunidades quilombolas, entre outros, construíram um evento cuja marca principal foi a riqueza da diversidade. 

 
A manhã do dia dois foi reservada para a tenda do conto. A equipe da tenda, que já traz consigo uma disposição para o nomadismo, ou como diria Shirley, algo de “cultura cigana”, deleitou-se com a oportunidade de colher e se emocionar com as histórias mais surpreendentes ao longo destes três anos de andanças. Histórias da umbanda, de parteiras, rezadeiras, dos artistas do teatro de rua, das culturas que são transmitidas por várias gerações. O cachimbo, a vela, a lamparina e outros objetos da tenda ganharam outros significados.

A filha de Dona Alaíde sentou na cadeira da tenda para contar a história de sua mãe. Dona Alaíde, apesar de ter dificuldades visuais, nunca falta aos encontros. Dessa vez, impossibilitada de comparecer por encontrar-se doente, intimou a filha a representá-la. No meio da história, sua filha ligou para ela de lá mesmo da cadeira da tenda. Com o microfone no celular, pudemos sentir a alegria na voz de Dona Alaíde que, emocionada, abençoou a todos que lá estavam.
O grupo de teatro de Janduís mostrou como se faz arte de rua e nos brindou com animação e poesia.  Aproveitamos para divulgar a redehumanizasus com cartões de visitas que distribuímos aos educadores (idéia que copiamos lá de Peju).


Tivemos o grande prazer de conhecer “ao vivo” José Ivo – Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Ouvimos atentamente o educador popular e registramos na íntegra a sua fala. Aqui, disponibilizaremos um pequeno trecho para que os ilustres participantes desta rede tenham uma idéia de como foi significativo escutá-lo.

Além destes presentes, muitos outros foram generosamente doados para a tenda pelos participantes  do evento que prometeram visitá-la na sua comunidade de origem. Os poucos espaços vazios das novas malas da tenda do conto foram preenchidos; seguimos na tarde do dia três para novamente montá-la na UFRN durante a aula do mestrado.  Mas aí já é outra história. Quem sabe, um outro post!