Associação Brasileira de Nutrição lança Manual Orientativo Sistematização do Cuidado de Nutrição

12 votos

manual_ntr.jpg

Já está disponível para download o Manual Orientativo Sistematização do Cuidado de Nutrição – SICNUT, lançado pela Associação Brasileira de Nutrição. Trata-se de uma importante ferramenta para o profissional da Nutrição que atua sobretudo na área clínica, onde rotinas diferenciadas adotadas em unidades de saúde têm gerado limitações e problemas.

Segundo a ex-presidente da Asbran, Marcia Fidelix, responsável pela organização da publicação, que contou com a participação de vários autores, "o Manual pretende oferecer direção ao nutricionista para que possa sistematizar seu trabalho e priorizar o paciente/cliente que mais necessita de atenção dietética, padronizando ações e otimizando recursos".

O SICNUT apresenta oito etapas entrelaçadas, sendo as duas últimas (gestão e comunicação) transversais a todas as demais. "Ele destaca limitações e desafios próprios de cada etapa, esclarecendo dúvidas da prática clínica processo que certamente contribuirá para que a atenção integral à saúde se torne realidade", acrescenta Marcia que ainda ressalta o grande trabalho de colaboradores especialistas que, de norte a sul, atuam em clínicas, hospitais, home care e universidades.

A publicação também contou com a colaboração de técnicos da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, da Associação de Nutrição do Estado do Espírito Santo (ANEES) e apoio do Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN) e da Artmed Panamericana.

Ao produzir a publicação em formato eletrônico, a Asbran espera que o conhecimento científico e prático seja compartilhado e apropriado por centenas de profissionais em todo o país. Para efetuar o download da publicação, basta clicar no link abaixo.

https://www.asbran.org.br/arquivos/PRONUTRI-SICNUT-VD.pdf

Fonte: ASBRAN