Participantes do VER-SUS Exigem Formação Voltada Para o SUS na UNIVASF

17 votos

A III Edição do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) no Vale do São Francisco ocorreu nos municípios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, no período de 11 a 17 de janeiro. O VER-SUS é realizado através de uma parceria da Rede Unida com o Ministério da Saúde e estudantes da graduação, e trouxe à tona a realidade vivenciada diariamente por profissionais e usuários do nosso sistema de saúde para os 52 participantes, consistindo numa importante ferramenta para ressignificar a formação acadêmica.

dsc_0768.jpg

Apesar dos serviços públicos de saúde consistirem no principal cenário de prática para a maioria dos estudantes da graduação, diversas questões importantes, como Racismo Institucional e Saúde da População do Campo ficam às margens das salas de aula. Neste cenário, o VER-SUS coloca o estudante em contato com estes temas, servindo de disparador para discussões e reflexões a respeito da formação de profissionais de saúde, estimulando os viventes a se integrarem e militarem em favor do Sistema Único de Saúde.

Por isso, após a vivência, de forma coletiva foi construída uma intervenção no campus Centro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Faixas e cartazes que portavam a mensagem “Queremos uma formação voltada para o SUS” foram construídos pelos participantes e distribuídos nas salas do pavilhão de aulas, nos colegiados e na reitoria.

O objetivo da intervenção foi chamar atenção de servidores, pró-reitores e professores para a situação da formação dos profissionais de saúde na Univasf, que assim como em outras Instituições Federais de Ensino Superior, ainda não se adequou às reais necessidades da comunidade na qual está inserida, e não consegue estimular devidamente os discentes a se apropriarem do SUS enquanto defensores deste sistema.

Neste sentido, o VER-SUS no Vale do São Francisco cumpre o seu objetivo de possibilitar que estudantes universitários conheçam os serviços do SUS na região. No entanto, vai muito mais além, ao incentivar o debate político e ressaltar a capacidade da participação popular para a construção de um SUS cada vez mais forte.

Conheça mais um pouco da nossa vivência: 

https://redehumanizasus.net/88423-ver-sus-no-vale-do-sao-francisco-ressignificando-a-formacao-de-profissionais-da-saude

dsc_0780.jpg

dsc_0756.jpg