Oportunidade : cursos na área da saúde com inscrições abertas

16 votos

Diversos cursos da Educação à Distância da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) oferecem vagas de atualização, aperfeiçoamento e especialização. Os cursos com vagas disponíveis são Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família no Contexto da Intersetorialidade; Fortalecimento de Redes de Atenção e Prevenção à Violência no Território; Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – Projeto Piloto; e Gestão de Redes de Atenção à Saúde.

Veja todos os detalhes de cada uma das formações:

Curso de Atualização em Educação Alimentar e Nutricional no Programa Bolsa Família no Contexto da Intersetorialidade

Em parceria com a Coordenação Geral de Educação Alimentar e Nutricional, do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Sesan/MDS), o curso tem como base a necessidade de parcerias e articulações entre os setores afetos ao tema de Segurança Alimentar e Nutricional e a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como uma das estratégias para a garantia do direito humano à alimentação adequada.

O objetivo é formar e capacitar gestores e/ou profissionais que atuem no Programa Bolsa Família (PBF), em município e estado, das redes de Assistência social, Saúde e Educação, de forma a articular e organizar ações intersetoriais de educação alimentar e nutricional integradas às políticas, programas e projetos no âmbito do território.

O curso está sendo oferecido em todo Brasil e conta com 700 vagas. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro. Confira o edital aqui.

Curso de Atualização em Fortalecimento de Redes de Atenção e Prevenção à Violência no Território

A formação em Fortalecimento de Redes de Atenção e Prevenção à Violência no Território visa selecionar profissionais do ensino superior e médio cujo objetivo é propiciar o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas dos participantes para o enfrentamento da violência, auxiliando-os na identificação do impacto social e na adesão a uma atitude e/ou postura acolhedora frente às pessoas que vivenciam situações de violência, fomentando, ainda, o crescimento do poder de reflexão e atuação por meio de medidas de prevenção à violência e de articulação de redes de proteção.

Esta atualização oferece 720 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de janeiro de 2015. Veja o edital.

Curso de Aperfeiçoamento: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – Projeto Piloto

Em parceria com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde (SAS/MS), o curso tem como objetivo capacitar profissionais do setor da saúde, de nível superior, que atuam na rede do SUS em todos os níveis de gestão preferencialmente na atenção básica, para a operacionalização de atividades que visam à prevenção de perdas, a manutenção e a recuperação da capacidade funcional da população idosa e para o controle dos fatores que interferem no estado de saúde dessa população, fortalecendo assim, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

No total, são 1016 vagas remanescentes, distribuídas em todas as regiões do país. Inscrições serão aceitas até o dia 30 de janeiro de 2015. Editais aqui e aqui.

Curso de Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde

O curso tem como objetivo apoiar a política de constituição de redes e de (re)instituição do espaço regional através de formação de concepção sistêmica, que propicie a compreensão do processo de construção das redes em suas diferentes dimensões e da provisão de base conceitual e instrumental que habilite ao planejamento e gestão de redes de atenção à saúde.

São 600 vagas para todo o Brasil e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março de 2015. Veja o edital.