Mães trocam plano de saúde por parto humanizado do SUS

17 votos

A experiência de um parto prazeroso leva muitas mulheres a optar pelo parto normal ainda durante a gravidez. A dificuldade de encontrar uma maternidade particular que ofereça um ambiente acolhedor, em que pudesse se sentir à vontade e segura, fez com que a bióloga Inessa França Malaguth, 35 anos, mesmo com um bom plano de saúde, optasse por ter a sua primeira filha, Lívia, hoje com sete meses, na Casa de Partos do Hospital Sofia Feldman, hospital conveniado com a rede SUS-BH.

“Havia feito o plano de saúde há mais de um ano, antes de ficar grávida. Mas desejava que minha filha nascesse por um parto o mais natural possível. Em nenhum hospital particular encontrei segurança suficiente para que fizesse o parto natural. Tenho muito orgulho de ter feito a minha opção pelo SUS-BH”, disse a bió¬loga.
Para a coordenadora do Movimento BH pelo Parto Normal, da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Sônia Lansky, os benefícios de um parto normal podem ser constatados em uma melhor qualidade no aleitamento, no menor risco de infecções e no nascimento da criança no tempo certo de gestação. “O modelo incentiva uma vivência prazerosa e não causa sofrimento”, afirma Sônia Lansky.

Com a missão de incentivar a adesão das futuras mamães ao parto normal e humanizado, a ONG Bem Nascer foi criada há oito anos. De acordo com a presidente da ONG, Cleise Soares, o grupo difunde informação por meio de várias palestras e encontros. “A ONG nasceu com o objetivo de dar esclarecimento sobre o parto natural”, esclarece Cleise. As mães integrantes da ONG Bem Nascer, que tiveram seus filhos no Hospital Sofia Feldman, contam suas expe¬riên¬cias no movimento “Mães Felizes com o Sofia”, criado por elas mesmas. “Reconhecemos na obra do hospital o respeito à cidadania, à mulher, às crianças e à toda família na prática da obstetrícia”, frisou Cleise Soares.
 

 

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte