Um estudo da Rede HumanizaSUS como experiência de comunicação colaborativa

14 votos

redes.jpgA partir da hipótese de que a Rede HumanizaSUS potencializa a democratização da produção e acesso da informação e do conhecimento em saúde, frente aos modelos tradicionais de se fazer comunicação, iniciei há alguns meses minha pesquisa sobre o tema, para uma pós em Redes Sociais.

A ideia do projeto foi buscar compreender como se estabelecem e são constituídas as redes sociais virtuais e quais os efeitos gerados no campo da produção da informação e do conhecimento. E, em especial, quando acionadas para promover processos comunicacionais e de produção colaborativos.

A partir de algumas leituras provocadas por autores como Pierre Levy, Manuel Castells, Filipe Beltrão, Raquel Recuero, Alex Primo, entre outros, pude perceber que a partir desse universo onde se constituem as redes sociais virtuais, novos modos de ser e de se fazer comunicação vem sendo tencionados, ocasionando a construção de um processo mais plural, dinâmico e multifacetado de produzir informação e conhecimento.

Diante dessas leituras senti a necessidade de ouvir dos próprios trabalhadores da saúde, usuários do SUS e colaboradores da PNH como se constrói esse processo na RHS.

Então vamos lá. A ideia é que os usuários da Rede pudessem responder, nessa postagem, as seguintes questões:

O que significa fazer parte da Rede HumanizaSUS? Como se dá o processo colaborativo de produção da comunicação? Em que medida a rede contribui para a democratização da produção e do acesso à informação de conteúdos (plurais)? Como tem se dado essa dinâmica de produção do conhecimento em saúde, via RHS? Qual é a importância desse ambiente/movimento para as trocas de saberes?

Vamos participar?