MOTIVOS DO ABSENTEÍSMO E COM ISSO DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO E PREJUDICANDO A SAÚDE DE TODOS . VAMOS MUDAR ISSO! GESTORES

10 votos

reduzir_faltas1_0.jpg

MOTIVOS QUE LEVAM AO ABSENTEÍSMO NA SAÚDE.

Aqui estão listados 6 motivos que levam o paciente a perder a consulta marcada com o médico. Vale ressaltar que 5 delas são inerentes aos hábitos do consultório ou do médico, e, apenas uma é inerente ao paciente.

(1) Paciente que não tem uma relação médico-paciente bem estabelecida. Pacientes novos (aqueles que tendem a ir a muitos colegas que exercem a mesma área que você), e aqueles que sentem que não conhecem o médico muito bem, são os que tendem a faltar mais aos compromissos com o médico. Tirar um momento da consulta para desenvolver uma conexão com seu cliente pode ajudar a diminuir a ausência.

(2) Os pacientes não apreciam a necessidade de alguns procedimentos que eles farão durante a consulta. Explicar ao paciente o porquê de alguns testes e das consultas de seguimento é importante, além de melhorar a cooperação do paciente.

(3) Pacientes que tem que esperar por um longo tempo para uma consulta pode esquecer-se dela ou podem decidir que não precisam mais dos seus serviços

(4) Esperar por muito tempo na sala de espera é muito chato. Melhorar o fluxo de trabalho diminui o tempo de espera e melhora a satisfação e ajuda a destacar que você está analisando o paciente de forma holística.

(5) Quando os pacientes não se sentem a vontade com os demais funcionários. Auxiliar de consultório ou secretária mal humorada não lhe auxilia em nada

(6) Os pacientes também têm problemas de agenda ou imprevistos. Isso também é causa para perder um compromisso como esse.

Os médicos podem fazer muito para resolver esse tipo de problema. Primeiro, eles tem que mudar a atitude perante aos que não aparecem para consulta. Alguns ficam aliviados quando um paciente falto, pois pensam que assim terão tempo para entrar no horário novamente. A estratégia é quebrar paradigmas e não ficar aliviados quando um paciente falto, mas sim preocupados e chateados com aquele que consumiu do seu tempo, da sua preocupação e de seu dinheiro.