HRSP e Corpo de Bombeiros Militar de Xanxerê desenvolvem projeto de cinoterapia para pacientes internados

14 votos

Colaboradores do Hospital Regional São Paulo, participaram na manhã e tarde desta segunda-feira (23), de uma capacitação sobre o projeto Cinoterapia – terapia assistida por cães, que foi desenvolvido pela Psicóloga Clínica do HRSP, Adrieze Jamile da Rosa em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Xanxerê. O objetivo da capacitação segundo a psicóloga, foi o de socializar o projeto com todos os colaboradores, para que os mesmos tenham conhecimento de como funciona a terapia assistida com cães, já que em Março, o mesmo passará a ser desenvolvido uma vez por semana nas alas de internação do HRSP. “A partir de uma experiência muito positiva de cinoterapia, que tivemos no ano passado no hospital, resolvemos escrever o projeto, para que em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Xanxerê, podermos ofertar a visita dos cães bombeiros para auxílio no tratamento dos pacientes. A presença do animal reduz sintomas de ansiedade, estresse e alterações cardíacas. Por este motivo, queremos com a visita destes cães, proporcionar alívio emocional e ainda tirar o foco da dor e do ambiente hospitalar para os pacientes que se encontram há dias internados”, assinala a Psicóloga. 

A capacitação contou com a presença do Comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, Major Walter Parizotto e bombeiros cinotécnicos, que irão fazer a visita aos pacientes, junto com seus cães. “Hoje, a cinoterapia é desenvolvida em grandes e renomados hospitais, com o objetivo de auxiliar na aceitação do tratamento e no momento de descontração dos pacientes. O Hospital Regional São Paulo teve uma atitude muito corajosa, implantando o projeto que visa a visita de nossos cães uma vez por semana aos pacientes internados. O cão é uma ferramenta que auxilia nos processos psicológicos, terapêuticos e também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O cão só faz bem às pessoas, portanto estamos felizes em poder participar deste projeto, que com certeza fará a diferença no dia do paciente que se encontra internado”, ressalta o Major.      

A visita do cão com seu cinotécnico – especialista em cães, acontecerá uma vez por semana no Hospital Regional São Paulo, sempre após os horários de visita. A primeira visita, está marcada para o mês de Março. “Esperamos trazer mais um momento de tranquilidade e alegria aos nossos pacientes e somos gratos aos Bombeiros, por terem aceitado esta nossa proposta e participar deste projeto tão importante, que é a cinoterapia” finaliza a Psicóloga.

 

 

profissionais_do_hrsp_e_cinotecnicos_com_o_cao_bravo.jpg