Novo Guia Alimentar da População Brasileira

13 votos

guia_alimentar_capa.jpg

Gostaria de divulgar aqui a nova publicação da área de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde: Guia Alimentar da população brasileira.

Esta publicação é um trabalho construído de modo efetivamente participativa, avaliado e debatido por muitos profissionais da área de nutrição que atuam em diversas instituições, em especial do SUS das diversas regiões do Brasil.

Já tivemos aqui um outro post onde constava uma chamada publica para consulta durante sua elaboração:

https://redehumanizasus.net/80531-consulta-publica-guia-alimentar-para-populacao-brasileira

Inclusive tive a honra que participar de um destes encontros que debateram atentamente cada informação incluída nesta publicação, inclusive discutimos também o modo de abordagem do conteúdo.

Parabéns a todos que não se furtaram a este compromisso com a saúde!

https://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf

Leia a sinopse da publicação:

O Ministério da Saúde lança o novo Guia Alimentar para a População Brasileira. A atualização da publicação relata quais cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. A nova edição, ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes). O lançamento ocorreu durante a reunião do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília.