Profissionais de saúde discutem política de humanização do SUS

12 votos

A oficina contou com a participação da consultora de Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (MS), Aline Costa.Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo".

Arnaldo Santtos

Com o objetivo de discutir, planejar e fortalecer a política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas para 2010, representantes de várias entidades do Estado, que fazem parte da Câmara Técnica de Humanização, participaram nesta sexta-feira (11), no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de uma reunião sobre o tema. 

A oficina contou com a participação da consultora de Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (MS), Aline Costa.
 
“O Ministério da Saúde está apostando no processo de humanização com inclusão e participação efetiva de representantes de cada unidade de saúde, tanto no âmbito estadual quanto municipal, além das entidades que trabalham com o SUS”, destacou a consultora.

De acordo com ela, o maior desafio da Câmara Técnica de Humanização é discutir e colocar em prática os processos de trabalho. “Cada local tem suas peculiaridades e as discussões vão, exatamente, construir estratégias que sirvam de base para que todas as unidades e entidades de saúde coloquem em prática essas estratégias, e com isso prestem um atendimento humanizado ao usuário”, ressaltou.
 
A consultora acrescentou ainda que não há distinção entre o trabalho desenvolvido pelos gestores, trabalhadores ou usuários. “O que está se buscando é justamente congregar todos os envolvidos para que o SUS, cada vez mais, seja fortalecido”, afirmou Aline Costa.

HumanizaSUS – Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo". Ela reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública.

O HumanizaSUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários de saúde. 

 

 

A Câmara Técnica de Humanização  de Alagoas (CTH) contou com a participação de representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Laboratório Central de Alagoas (Lacen), Secretarias Municipais de Saúde de: Arapiraca, São Miguel dos Campos, Rio Largo e de Maceió, Hospital Hélvio Auto, Hospital Geral do Estado, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Postos de Saúde de Maceió, além dos ambulatórios 24h do Estado.