Música e poesia tomam conta de hospital

12 votos

6_0.jpg

Na Semana da Mulher, pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital de Urgências de Anápolis Doutor Henrique Santillo (HUAna) participaram de atividades alusivas à comemoração, nos dias 10 e 11, com intuito de valorizar o trabalho desenvolvido e a importância das mulheres na comunidade hospitalar.

No dia 10, o curso de estética do SENAC fez a abertura da festa com o momento da beleza, onde foram ofertados os serviços de corte, maquiagem, pigmentação e design de sobrancelha.

No almoço o cardápio foi especial para as mulheres, que também contaram com a participação especial do cantor Luiz Alcântara, que durante esse momento interpretou músicas de diversos estilos.

No período vespertino, as colaboradoras contaram com a palestra que abordou o tema “Mulher e carreira”, e foi ministrada pela procuradora geral do município, Valesca Rosa de Paiva.

Segundo ela, o sucesso profissional está ligado à ética e a coragem de fazer a diferença na sociedade. “O mais importante não é o sucesso como um fim e sim, como alcançar os objetivos, fica a lição de que colhemos aquilo que plantamos, portanto tomemos cuidado com as sementes que plantamos, para que ervas daninhas não prejudiquem a colheita”, destacou.

Já na quarta-feira (11), música e poesia tomaram conta dos corredores e enfermarias da unidade, com o Projeto Sons do Coração, que leva música aos pacientes nos leitos. O cantor Roberto Brenner, acompanhado de sua banda e da poetisa Maria Di Clemente espalharam alegria em forma de arte.

A movimentação que começou na recepção do Pronto Socorro e percorreu todas os postos do HUAna, foi intercalada por apresentação de música popular e declamação de poemas, que também foram distribuídos em panfletos para pacientes, acompanhantes e funcionários.

A acompanhante Cida Bispo dos Santos aprovou a iniciativa. “Gostei muito da música, porquê ela alegra as pessoas, dando forças, por que se ficarmos tristes é pior e os pacientes que estão aqui ficam muito mais animados”, disse.

Os colaboradores também se sentem inseridos e destacam que o Projeto Sons do Coração proporciona interação e alegria, como a técnica em enfermagem, Josiane Oliveira. “O ambiente fica mais alegre, os pacientes gostam, e os nós da equipe também adoramos esses momentos”, acredita.

Humanização

1_5.jpgPara a assessora de qualidade do HUAna, Vanessa Lobo, o maior objetivo de eventos como esse é fomentar a humanização hospitalar, ressaltando a capacidade de resiliência e despertando valores como alegria, gentileza, cuidados com o próprio corpo, autoestima e ética.

Lobo destaca que o retorno tanto da equipe, como dos usuários do serviço hospitalar é sempre surpreendente. “Em nossos eventos, sempre fazemos parcerias com entidades e pessoas que dispõem do seu tempo para compartilhar seus talentos e colhemos os frutos, por meio da gratidão dos pacientes e até mesmo da maior satisfação dos funcionários no trabalho, e é isso que nos impulsiona”, defende.

2_0.jpg

3_1.jpg

4_1.jpg

7.jpg

5.jpg