CEPRED-CER III PARTICIPA DA SEMANA DO CÉREBRO

3 votos

Oi pessoal, 

Estou me organizando para interagir com os participantes  desta comunidade, que é de grande relevância pro nosso trabalho. A Política da pessoa com deficiência tem avançado bastante e isto nos motiva, nos fortalece. Sabemos dos desafios que temos nessa caminhada, mas cada passo é um tijolo nessa construção.

Quero partilhar com vocês nossa participação na Semana do Cérebro em Salvador, na Feira científica, deste ultimo fim de semana. Apresentamos a pesquisa que estamos desenvolvendo na unidade. Foi uma experiência riquíssima, fantástica, com retorno muito positivo dos visitantes. Vejam abaixo as informações. Vou tentar inserir umas fotos.

/O Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência – CEPRED, CER III, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, participou da  feira científica nos dias 21 e 22 de março de 2015, no Shopping da Bahia, com stand de divulgação de pesquisa sobre o rastreamento ocular na reabilitação auditiva, em parceria com o Instituto de Física da UFBA.

A Feira foi uma das atividades da SEMANA DO CÉREBRO, realizada de 16 a 22 de março em Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas. O evento é uma campanha mundial para a disseminação da ciência, focada nos avanços das pesquisas sobre a mente e o cérebro. Ela é promovida no Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) como parte integrante da Internacional BrainAwareness Week (BAW). O evento aconteceu pela primeira vez na Bahia e no Brasil encontra-se na quarta versão nacional.

A pesquisa apresentada neste evento “Avaliação da tecnologia de rastreamento ocular como auxílio à intervenção interdisciplinar para a reabilitação auditiva de pessoas com múltiplas deficiências no SUS”, é resultante de uma parceria do CEPRED com a UFBA, por meio do Núcleo de Inovação Tecnologia em Reabilitação (NITRE), com financiamento da FAPESB.

O estudo foi idealizado pela fonoaudióloga Kelly Cristina Fernandes, e está sendo executado no Setor de Reabilitação Auditiva da Unidade, sob a coordenação do Prof. Dr. José Garcia Vivas Miranda do Instituto de Física da UFBA e com envolvimento de 23 pesquisadores, de diversas áreas de atuação: Ciências da computação, Eletrotécnica, Engenharia mecatrônica, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina – neuropediatria e otorrinolaringologia, Psicologia e Serviço social. Destes pesquisadores, 16 são do CEPRED.

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a tecnologia de rastreamento ocular de baixo e alto custo, como auxílio à intervenção interdisciplinar para a reabilitação auditiva de pessoas com múltiplas deficiências no SUS. A partir disso, será possível verificar a viabilidade desta tecnologia como auxílio à avaliação audiológica, a seleção e indicação de próteses auditivas e como estratégia à avaliação de aspectos socioeconômicos e culturais, intervenção social, fonoaudiológica e psicológica.

Atualmente, o desenvolvimento tecnológico de equipamentos em Audiologia tem auxiliado de maneira eficaz o diagnóstico e reabilitação das alterações auditivas, porém, verifica-se que o atendimento a uma parcela de pessoas com múltiplas deficiências ainda representa um desafio aos profissionais, principalmente quando estas pessoas apresentam dificuldades motoras e comunicativas que as dificultam e/ou impossibilitem de responder aos testes que compõem a bateria de procedimentos em reabilitação auditiva.

A tecnologia de rastreamento ocular, por se configurar como uma tecnologia assistiva de comunicação suplementar e alternativa pode ser um potencial meio de comunicação para pessoas com múltiplas deficiências. A expectativa é que o estudo possa, no futuro, avançar para sua utilização na reabilitação das diversas temáticas, favorecendo o processo de inclusão social desse grupo populacional.