Gestão e Processo de Trabalho em Saúde.

18 votos

post.jpg
 
  Primeiramente vamos fazer um breve reflexão sobre os conceitos de Gestão e Gestão em saúde, e trabalho, houve muitas modificações nesses conceitos ao longo dos anos.  O conceito de Gestão é muitas vezes tratado como sinônimo de administração que se refere a capacidade de gerir, e que teve conceitos baseados na Ciência Política, e nas teorias administrativas. Já o conceito de Gestão em Saúde nasceu um campo de conhecimentos, da administração sanitária e de práticas em saúde, que ao longo do tempo foram incorporados desenvolvimento de estudos sobre sistemas locais de saúde, modelos de atenção, gestão de pessoal, atenção primária, planejamento e programação em saúde. E o trabalho está ligado ao ato produtivo dos seres humanos, que modifica alguma coisa ou produz algo novo, o trabalho de um se organiza junto ao do outro.

Processo de trabalho em saúde.

  O processo de trabalho em saúde diz respeito ao processo da produção e consumo de serviços de saúde, que envolve usuários, profissionais de saúde, tecnologias e recursos humanos. O estudo do processo de trabalho em saúde é importante para fazermos uma boa  gestão, tomando por base que o trabalho é sempre coletivo.
  A função de um gestor não se resume apenas à  uma administração centralizada,  um gestor, juntamente com os outros profissionais de saúde tem a capacidade de melhorar todo o processo de organização do trabalho proporcionando um cuidado integral e humanizado aos usuários, e o mais importante com a participação dos próprios usuários.
  Como a sociedade está sempre em mudança, devemos sempre discutir e fazer análises para ampliar o conceito e o processo de Gestão.

Referências:
Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Disponível em: 
https://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/index.html